"Eles colocam uma realidade lá que não é minha!":
análise das práticas e políticas curriculares no campo da educação física à luz da clínica da atividade
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86098Palavras-chave:
políticas curriculares, análise das práticas, clínica da atividade, educação física escolar, desenvolvimento profissional docenteResumo
O presente estudo objetivou analisar os impactos dos processos reflexivos de professores de Educação Física sobre as políticas curriculares e práticas educativas, utilizando a metodologia da Autoconfrontação Simples, no contexto da Clínica da Atividade. Assim, buscou-se compreender como os professores interpretam, adaptam e confrontam as atividades prescritas e reais, revelando as discrepâncias contidas nas políticas curriculares e na prática pedagógica. Os participantes foram seis professores de Educação Física envolvidos em um processo de desenvolvimento profissional docente, os quais tiveram aulas observadas, gravadas, transcritas e analisadas em oito episódios para cada um, por meio da Autoconfrontação Simples, a qual foi gravada e submetida a análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em quatro categorias: 1) A utilização dos currículos oficiais como forma de prescrição do trabalho docente e os desafios da atividade real; 2) Dificuldades provenientes da atividade real; 3) Limites e contingências que restringem a atividade real; 4) O trabalho prescrito e o real da atividade na conjuntura da Educação Física. Os resultados identificaram saberes tácitos emergentes durante o processo reflexivo, sobretudo na relação entre atividade real e atividade prescrita, bem como reconheceram a dimensão coletiva da atividade e as interações sociais no transcurso do trabalho, revelando ainda como os saberes podem contribuir para os processos de desenvolvimento profissional docente. Nesse sentido, o processo desenvolvido por meio da Análise das Práticas pode contribuir com práticas formativas galgadas na reflexão e com a reconfiguração de políticas curriculares, tornando-as mais alinhadas com as realidades e necessidades baseadas no trabalho docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.