Pasolini, cinema e educação:

dispositivos fílmicos para uma pedagogia corsária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.79021

Palavras-chave:

educação, Pasolini, pedagogia corsária, dispositivos.

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre cinema e educação a partir da análise de filmes de Pier Paolo Pasolini e desenvolve a ideia de uma pedagogia corsária para a invenção de dispositivos (Foucault, 1999) fílmicos que podem ser trabalhados por educadores em diferentes contextos. Os objetivos foram aproximar o cinema da educação e refletir sobre uma possível pedagogia corsária (Pasolini, 2020) a partir da ideia de que o cinema pode ser entendido como um ato subversivo de criação, síncope de imagem em movimento e som e forma expressiva de arte que ludibria as pedagogias que territorializam o saber. A metodologia da pesquisa é basicamente bibliográfica, fazendo uma cartografia (Costa, 2014; Barros, Barros, 2014) dos filmes que são assistidos e decupados, parcialmente, para exame pormenorizado. Inspirados, principalmente, pela obra de Pasolini e outros autores que, em alguma medida, foram afetados pelas cintilações dos vaga-lumes pasoliniano, como Didi-Huberman (2011), acreditamos que o cinema se aproxima da educação por meio de uma pedagogia de pilhagens inventivas, que burla as formas padronizadoras de mundos ao reconhecerem as potências artísticas e políticas desses indivíduos luminescentes que se apoiam na linguagem fílmica como forma de expressão e que constroem um conhecimento sensível.

Biografia do Autor

Giovana Scareli, Universidade Federal de São João del-Rei

 

 

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

BARRETO DIAS, João Paulo; SCARELI, Giovana. Pasolini, cinema e educação: : dispositivos fílmicos para uma pedagogia corsária. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.79021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/79021. Acesso em: 25 jan. 2025.