A revisão crítica de Adorno sobre o direcionamento ético da educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.80735Palavras-chave:
educação, ética, barbárie, teoria críticaResumo
O objetivo deste artigo é analisar a abordagem do filósofo Theodor W. Adorno sobre o encaminhamento ético da educação, de tal forma a expor potencialidades e limites desta teoria em meio à discussão atual sobre os fundamentos e finalidades da educação para a formação integral. Será exposto, em linhas gerais, o uso que o autor faz da teoria freudiana para explicar a tendência de regressões à barbárie na civilização, assim como, a análise crítica sobre a função e as possibilidades da educação frente aos desdobramentos da violência presenciada durante a Segunda Guerra Mundial. Discutiremos ainda, os desdobramentos em autores contemporâneos, nos quais se realiza criticamente esta formulação de Adorno acerca do reencaminhamento ético da educação, qual seja, que episódios como o de Auschwitzs não ocorrem novamente. Trata-se de uma discussão de cunho teórico-bibliográfico, destinada a refletir sobre as condições civilizatórias da atualidade e o modo como estas sustentariam condições de violência e retrocesso, da mesma forma que, dialeticamente, talvez seja possível elaborar ações teóricas e práticas tendo em vista a emancipação.
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