A insurgência da cartografia na produção de saberes experenciais de docentes indígenas no educar em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86972Palavras-chave:
cartografia, saberes, indígenas, educação em direitos humanosResumo
O presente artigo analisa o uso da cartografia como metodologia da pesquisa, que potencializa modos de insurgência e engajamento do pesquisador e do percurso de produção de dados com saberes experienciais de docentes indígenas sobre educar em direitos humanos. A pesquisa foi desenvolvida na terra indígena Cana Brava, território do povo Guajajara, no Maranhão. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado em educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da linha de pesquisa Educação, Diversidades, Diferenças e Inclusão, sob aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI, recebendo o parecer elaborado em conformidade com a Portaria 941/2022 do CNPq, relativo ao Mérito Científico da Pesquisa, pois apresenta questões instigantes a respeito da importância dos saberes indígenas para embasar políticas de educação em direitos humanos, descolonizando-a. Epistemologicamente, alinha-se a uma perspectiva decolonial e contra-colonial de estudos e pesquisas, encontrando na cartografia com Deleuze e Guatarri (1995, 2010), Passos e Kastrup (2014), Rolnik (2018) fundamentos que dialogam com autores indígenas, como Ailton Krenak (2020, 2021), Daniel Munduruku (2017), Márcia Kambeba (2020), Viveiros (2014) e outros que subsidiam sobre Direitos Humanos, a exemplo de Candau (2018) e Baldi (2014). Metodologicamente, o estudo usa os círculos culturais como dispositivo cultural do grupo pesquisador formado por docentes indígenas. O modo de pesquisar da Cartografia é também um modo de educar em direitos humanos, enfatizando a experiência (Larrosa, 2016), bem como a produção de dados como uma itinerância nômade, circular e comunitária, a partir dos saberes da cultura local numa transversalidade rizomática de resistência. Assim, expressa-se como uma insurgência ao projeto de colonialidade que subsidiou a ciência moderna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.