A insurgência da cartografia na produção de saberes experenciais de docentes indígenas no educar em direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.86972

Palavras-chave:

cartografia, saberes, indígenas, educação em direitos humanos

Resumo

O presente artigo analisa o uso da cartografia como metodologia da pesquisa, que potencializa modos de insurgência e engajamento do pesquisador e do percurso de produção de dados com saberes experienciais de docentes indígenas sobre educar em direitos humanos. A pesquisa foi desenvolvida na terra indígena Cana Brava, território do povo Guajajara, no Maranhão. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado em educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da linha de pesquisa Educação, Diversidades, Diferenças e Inclusão, sob aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI, recebendo o parecer elaborado em conformidade com a Portaria 941/2022 do CNPq, relativo ao Mérito Científico da Pesquisa, pois apresenta questões instigantes a respeito da importância dos saberes indígenas para embasar políticas de educação em direitos humanos, descolonizando-a. Epistemologicamente, alinha-se a uma perspectiva decolonial e contra-colonial de estudos e pesquisas, encontrando na cartografia com Deleuze e Guatarri (1995, 2010), Passos e Kastrup (2014), Rolnik (2018) fundamentos que dialogam com autores indígenas, como Ailton Krenak (2020, 2021), Daniel Munduruku (2017), Márcia Kambeba (2020), Viveiros (2014) e outros que subsidiam sobre Direitos Humanos, a exemplo de Candau (2018) e Baldi (2014). Metodologicamente, o estudo usa os círculos culturais como dispositivo cultural do grupo pesquisador formado por docentes indígenas. O modo de pesquisar da Cartografia é também um modo de educar em direitos humanos, enfatizando a experiência (Larrosa, 2016), bem como a produção de dados como uma itinerância nômade, circular e comunitária, a partir dos saberes da cultura local numa transversalidade rizomática de resistência. Assim, expressa-se como uma insurgência ao projeto de colonialidade que subsidiou a ciência moderna.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

RODRIGUES COSTA, Zenailde; BORGES DA SILVA, Maria do Socorro. A insurgência da cartografia na produção de saberes experenciais de docentes indígenas no educar em direitos humanos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.86972. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/86972. Acesso em: 13 jan. 2025.

Edição

Seção

Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência