O ato de educar como narrativa:
o caso de uma criança com síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79419Palavras-chave:
inclusão educacional, criança com síndrome de Down, educação infantilResumo
Este artigo analisa a narrativa de uma estudante do curso de pedagogia durante seu estágio extracurricular de apoio à inclusão de uma criança com síndrome de Down em uma turma de educação infantil. O objetivo do texto é conhecer e analisar as práticas educativas dessa estudante, buscando identificar os indícios de desenvolvimento da criança com síndrome de Down proporcionados por essas práticas. Os dados foram coletados por meio de uma observação participante, na qual a estagiária planejava suas práticas com a criança e registrava reflexões em um diário de campo. A análise da experiência da estudante de pedagogia foi fundamentada em uma perspectiva histórico-cultural e socioantropológica. Ao longo de um ano de atuação, a estagiária demonstrou como suas práticas educativas puderam contribuir para o aprendizado da criança com síndrome de Down e fornecer indícios de possibilidades de desenvolvimento. Essas práticas surgiram a partir de uma observação cuidadosa da vida da criança e da conexão estabelecida com ela por meio da comunicação e interação.
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