Ensino e aprendizagem matemática na educação do campo e da educação de pessoas jovens, adultas e idosas:

uma meta-análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.86002

Palavras-chave:

educação do campo, educação de pessoas jovens, adultas e idosas, ensino e aprendizagem matemática

Resumo

Essa pesquisa configura-se como um estudo bibliográfico do tipo meta-análise, com a finalidade de analisar trabalhos publicados na Plataforma BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações sobre a Educação do Campo e a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas associadas ao ensino e aprendizagem matemática. Assim, estabelece-se uma relação com a Educação do Campo e com a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, as quais exigem amplo direcionamento na construção de aprendizagem. Diante disso, foi definida como questão norteadora específica para a meta-análise a seguinte pergunta: qual o lugar do tema do estudo em tela na produção acadêmica disponível na BDTD no período de 2018 a 2022? A pesquisa em questão traçou-se como objetivo geral analisar as principais discussões de pesquisas (teses e dissertações) na Plataforma BDTD sobre a Educação do Campo e a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas relacionadas ao ensino e aprendizagem matemática. Como principais resultados, ressalta-se a essencialidade de fomento a pesquisas voltadas para esse contexto, visto que a partir de estudo, revela-se a ausência de pesquisas com as temáticas de forma integrada na plataforma selecionada e no recorte temporal delimitado.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

DOS SANTOS, Josefa Manuela; BATISTA LIMA, Maria. Ensino e aprendizagem matemática na educação do campo e da educação de pessoas jovens, adultas e idosas:: uma meta-análise. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.86002. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/86002. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência