Orientações oficiais da rede municipal de ensino de Belém para as práticas curriculares na pandemia de covid-19 no ano de 2020
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86829Palavras-chave:
práticas curriculares, pandemia, orientações oficiais, aprendizagem, ensino remotoResumo
Este artigo é resultado da pesquisa que culminou com a escrita da dissertação de mestrado da autora, sendo usufruto de uma construção dialogada, a partir das vivências e experiências na Secretaria Municipal de Educação de Belém do Pará; e tem como objeto de estudo as orientações oficiais para as práticas curriculares dos docentes da Rede Municipal de Ensino de Belém, que foram adaptadas devido ao período da pandemia da covid-19 no período de 2020 a 2022. A pesquisa é documental de abordagem qualitativa alicerçada em autores como Severino (2016), Sacristán (2000), Lunardi-Mendes (2008), e a análise dos dados se embasou em Marconi e Lakatos (2020) que justifica que o pesquisador deve elaborar a sua análise a partir dos resultados alcançados, com base na revisão bibliográfica de seu estudo. Nesse sentido, discorre-se sobre as práticas curriculares e as orientações oficiais do calendário letivo de 2020 das escolas do município de Belém, aprovadas no Conselho Municipal de Educação, por meio da Resolução nº 30-CME de 22 de dezembro de 2020 e do Parecer CLN/CME-Belém nº 86/20, trazendo à reflexão as discussões acerca da organização e gestão do currículo na mediação das práticas curriculares, o que ressalta a sua importância durante e após o ensino remoto – proposta implementada no período da covid-19 – para amenizar os prejuízos das aprendizagens em tempos de pandemia no Estado do Pará, no Brasil e no mundo.
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