Relação de escuta da professora coordenadora com as crianças de uma escola de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79324Palavras-chave:
educação infantil, formação de professores, práticas pedagógicas, escuta responsiva, pesquisa narrativaResumo
O presente trabalho é recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no ano de 2019, que teve como objetivo geral compreender a prática formativa da professora coordenadora atenta ao protagonismo infantil e ao protagonismo das professoras na escola. A referida pesquisa esteve articulada à perspectiva da pesquisa narrativa que legitima como objeto de estudo as próprias práticas dos docentes como forma de ampliar o conhecimento que circula e se produz na escola. Ainda, inspirada no paradigma indiciário como método interpretativo, procurou por indícios que revelassem de que forma o exercício da participação das crianças era potencializado nesse espaço escolar. Este artigo tem como objetivo ampliar o conceito de escuta discutido na pesquisa. Dessa forma são apresentadas três situações que dizem do exercício de escuta da professora coordenadora em relação às crianças e quais os desdobramentos desse movimento para os processos formativos junto às professoras. Destacamos a importância de um ambiente dialógico, no qual os adultos escutam o que as crianças têm a dizer e as consideram como sujeitos atuantes. Isso implica instituir no espaço escolar momentos de formação para institucionalizar práticas pedagógicas coerentes com a concepção de que seres humanos se pretende formar.
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