Finalidades e tarefas educativas da escola na perspectiva dos movimentos sociais populares
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.87438Palavras-chave:
movimentos sociais, educação do campo, educação popular, direito à educaçãoResumo
O artigo aborda um diálogo com Roseli Caldart, uma militante histórica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), educadora e pesquisadora comprometida com uma educação pública de qualidade, voltada para os territórios do campo, das águas e das florestas. Sua visão se ancora na Educação Popular, que propõe uma formação humana libertadora, omnilateral e unitária, tanto para os sujeitos do campo quanto da cidade. Caldart compreende que a educação pode contribuir com o fortalecimento da contra hegemonia ao sistema mundo capitalista, que mercantiliza todos os aspectos da vida. Recentemente, lançou um livro, publicado pela Editora Expressão Popular, intitulado “Sobre as Tarefas Educativas da Escola e a Atualidade”. Na obra, ela reflete sobre o papel social da escola nos dias de hoje, referenciando-se em sua trajetória de protagonismo na construção do Movimento da Educação do Campo, que completou 25 anos de existência em 2023.
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