Genética no ENEM:

a presença das imagens e a caracterização das questões com base na matriz de referência para o exame

Autores

  • Priscilla Guimarães Zanella Diniz Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz https://orcid.org/0000-0002-5463-0070
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4420-5406
  • Tania Cremonini Araújo-Jorge Pesquisadora Titular em Saúde Pública - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz https://orcid.org/0000-0002-8233-5845

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.79476

Palavras-chave:

ENEM, ensino de genética, imagens no ensino de genética

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), instituído em 1998, ganhou notoriedade em 2005 como mecanismo de acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e consagrou-se a partir de 2009 como aparato de acesso ao Sistema de Seleção Unificado (SISU). O presente trabalho analisa, segundo os eixos cognitivos presentes na matriz de referência, 147 questões de Genética do ENEM aplicadas entre 1998 e 2023, almejando compreender o Exame. Além disso, dá destaque às questões que contém imagens em sua estrutura ou em suas alternativas, uma vez que se percebe uma grande relação entre o ensino de Genética e a utilização da linguagem visual. As imagens foram analisadas e categorizadas. Foi possível perceber, no âmbito da Genética, que a contextualização e a interdisciplinaridade se fazem presentes nas questões e desempenham papéis fundamentais no ensino de Ciências. Além disso, verificou-se a presença de muitas imagens próprias da linguagem científica da área da Genética e afins.

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

GUIMARÃES ZANELLA DINIZ, Priscilla; DINIZ MONTEIRO DE BARROS, Marcelo; CREMONINI ARAÚJO-JORGE, Tania. Genética no ENEM:: a presença das imagens e a caracterização das questões com base na matriz de referência para o exame. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.79476. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/79476. Acesso em: 25 jan. 2025.