Genética no ENEM:
a presença das imagens e a caracterização das questões com base na matriz de referência para o exame
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79476Palavras-chave:
ENEM, ensino de genética, imagens no ensino de genéticaResumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), instituído em 1998, ganhou notoriedade em 2005 como mecanismo de acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e consagrou-se a partir de 2009 como aparato de acesso ao Sistema de Seleção Unificado (SISU). O presente trabalho analisa, segundo os eixos cognitivos presentes na matriz de referência, 147 questões de Genética do ENEM aplicadas entre 1998 e 2023, almejando compreender o Exame. Além disso, dá destaque às questões que contém imagens em sua estrutura ou em suas alternativas, uma vez que se percebe uma grande relação entre o ensino de Genética e a utilização da linguagem visual. As imagens foram analisadas e categorizadas. Foi possível perceber, no âmbito da Genética, que a contextualização e a interdisciplinaridade se fazem presentes nas questões e desempenham papéis fundamentais no ensino de Ciências. Além disso, verificou-se a presença de muitas imagens próprias da linguagem científica da área da Genética e afins.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.