A formação em um curso de licenciatura em educação do campo na área ciências da natureza:
entre o projeto pedagógico e as vozes dos formandos
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79617Palavras-chave:
educação no campo, formação docente, ciências da naturezaResumo
A educação do campo surgiu a partir das lutas dos movimentos sociais por uma educação de qualidade, assegurando dignidade de trabalho e ensino aos povos do campo. Com essa preocupação, foram criados os cursos de licenciatura em educação do campo, que precisam propiciar, na perspectiva histórico-crítica, conteúdos culturais-cognitivos, além do preparo pedagógico-didático para a formação de professores. Considerando essas especificidades, o objetivo deste trabalho foi discutir a formação em um curso de licenciatura em educação do campo, na área de ciências da natureza, da Universidade Federal do Piauí. Os dados foram coletados entre 2018 e 2019 por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que a maior parte da carga horária do curso é dedicada às ciências da natureza, principalmente à biologia. Mais de 90% dos participantes da pesquisa afirmaram se sentirem preparados para lecionarem a disciplina de biologia, porém menos de 50% se sentem preparados para ensinar química e física, evidenciando a fragilidade na formação voltada para o ensino dessas duas disciplinas. Dentre os motivos apontados pelos sujeitos da pesquisa para não se sentirem preparados, a grade curricular do curso analisado foi o mais citado.
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