A formação em um curso de licenciatura em educação do campo na área ciências da natureza:

entre o projeto pedagógico e as vozes dos formandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.79617

Palavras-chave:

educação no campo, formação docente, ciências da natureza

Resumo

A educação do campo surgiu a partir das lutas dos movimentos sociais por uma educação de qualidade, assegurando dignidade de trabalho e ensino aos povos do campo. Com essa preocupação, foram criados os cursos de licenciatura em educação do campo, que precisam propiciar, na perspectiva histórico-crítica, conteúdos culturais-cognitivos, além do preparo pedagógico-didático para a formação de professores. Considerando essas especificidades, o objetivo deste trabalho foi discutir a formação em um curso de licenciatura em educação do campo, na área de ciências da natureza, da Universidade Federal do Piauí. Os dados foram coletados entre 2018 e 2019 por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que a maior parte da carga horária do curso é dedicada às ciências da natureza, principalmente à biologia. Mais de 90% dos participantes da pesquisa afirmaram se sentirem preparados para lecionarem a disciplina de biologia, porém menos de 50% se sentem preparados para ensinar química e física, evidenciando a fragilidade na formação voltada para o ensino dessas duas disciplinas. Dentre os motivos apontados pelos sujeitos da pesquisa para não se sentirem preparados, a grade curricular do curso analisado foi o mais citado.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

ALENCAR DOS SANTOS, Luana; LEITE DOS SANTOS SILVA, Alexandre; GOMES LOPES, Suzana. A formação em um curso de licenciatura em educação do campo na área ciências da natureza:: entre o projeto pedagógico e as vozes dos formandos . Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.79617. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/79617. Acesso em: 13 jan. 2025.