Governabilidade neoliberal e as competências e habilidades da BNCC:

uma reflexão a partir de Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.78840

Palavras-chave:

governamentalidade, capital humano, competências e habilidades.

Resumo

O objetivo desse artigo consiste em investigar a relação entre a concepção de governamentalidade neoliberal e de competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A hipótese é de que o conceito foucaultiano de capital humano pode ser usado para pensar sobre a constituição do estudante das escolas brasileiras como empreendedor de si mesmo. Isso a partir da reformulação da BNCC de 2017 que alterou a orientação pedagógica de conhecimento para competências e habilidades. Por isso, esse estudo de caráter teórico defende que a governamentalidade neoliberal incide sobre a estrutura da escola engendrando subjetividades econômicas, voltadas ao mercado. Essa concepção de educação atrelada ao mercado, por conseguinte, deixa para trás a ideia de formação de seres humanos em suas dimensões éticas, políticas e culturais, que contribui na constituição de cidadãos autônomos e livres, senhores de seus direitos e deveres e cientes de que sua formação pressupõe a relação com outros cidadãos.

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

MARIA DE CARVALHO LEAL, Edilene; LEAL DOS SANTOS, Esmeraldo. Governabilidade neoliberal e as competências e habilidades da BNCC: : uma reflexão a partir de Michel Foucault. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.78840. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/78840. Acesso em: 2 maio. 2025.