Governabilidade neoliberal e as competências e habilidades da BNCC:
uma reflexão a partir de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.78840Palavras-chave:
governamentalidade, capital humano, competências e habilidades.Resumo
O objetivo desse artigo consiste em investigar a relação entre a concepção de governamentalidade neoliberal e de competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A hipótese é de que o conceito foucaultiano de capital humano pode ser usado para pensar sobre a constituição do estudante das escolas brasileiras como empreendedor de si mesmo. Isso a partir da reformulação da BNCC de 2017 que alterou a orientação pedagógica de conhecimento para competências e habilidades. Por isso, esse estudo de caráter teórico defende que a governamentalidade neoliberal incide sobre a estrutura da escola engendrando subjetividades econômicas, voltadas ao mercado. Essa concepção de educação atrelada ao mercado, por conseguinte, deixa para trás a ideia de formação de seres humanos em suas dimensões éticas, políticas e culturais, que contribui na constituição de cidadãos autônomos e livres, senhores de seus direitos e deveres e cientes de que sua formação pressupõe a relação com outros cidadãos.
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