Concepções sobre educação sexual de professores da educação de jovens e adultos de uma escola do campo do município de Antônio Cardoso (BA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.80301

Palavras-chave:

eja campo, educação sexual, formação docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as concepções sobre sexualidade de docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do campo do município de Antônio Cardoso (BA). Para tanto, partimos do pressuposto de que tais concepções contribuem para a constituição das práticas pedagógicas. O estudo caracterizou-se como descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e as informações foram obtidas por meio da aplicação de um questionário com cinco questões abertas para 12 (doze) professores que atuam na EJA Campo e analisadas com base na análise de conteúdo temática. O referencial teórico norteador da pesquisa foi o dos estudos da sexualidade. Como resultados, identificamos que as concepções de sexualidade são baseadas em discursos preventivistas e heteronormativos, que produzem diferentes efeitos na prática docente. Concluímos que a inclusão da temática sexualidade na formação de professores, a partir de uma perspectiva posicionada contra a patologização e a ações heteronormativas, é um ato político voltado à garantia dos direitos humanos e que o desafio de trabalhar a Educação Sexual dentro de questões não só biológicas, mas, também, histórica, social e cultural é urgente e atual.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

DE OLIVEIRA CERQUEIRA, Cristiane; PEREIRA DE LIMA MENDES, Maricleide. Concepções sobre educação sexual de professores da educação de jovens e adultos de uma escola do campo do município de Antônio Cardoso (BA). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.80301. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/80301. Acesso em: 13 jan. 2025.