Aprender a ensinar:
o que dizem docentes em diferentes fases da carreira
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79594Palavras-chave:
aprendizagem da docência, saberes docentes, desenvolvimento profissional docenteResumo
Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa na qual se buscou compreender como professores aprendem a ensinar, a partir da ótica de três professores iniciantes, três experientes e três aposentados. Teoricamente fundamenta-se na contribuição de Garcia, Feiman-Nemser e Huberman, que apresentam, no conjunto, relevantes contribuições sobre as diferentes fases e desafios da docência. Foram realizadas nove entrevistas narrativas, cujo conteúdo foi tratado de acordo com as recomendações de Bardin. Os resultados mostraram que, para os participantes da pesquisa, “tornar-se professor” é uma construção que necessita da teoria e que encontra na prática e nas relações com os alunos, com os pares, e outros atores da escola, seu principal espaço de formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.