Aprender a ensinar:

o que dizem docentes em diferentes fases da carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.79594

Palavras-chave:

aprendizagem da docência, saberes docentes, desenvolvimento profissional docente

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa na qual se buscou compreender como professores aprendem a ensinar, a partir da ótica de três professores iniciantes, três experientes e três aposentados. Teoricamente fundamenta-se na contribuição de Garcia, Feiman-Nemser e Huberman, que apresentam, no conjunto, relevantes contribuições sobre as diferentes fases e desafios da docência. Foram realizadas nove entrevistas narrativas, cujo conteúdo foi tratado de acordo com as recomendações de Bardin. Os resultados mostraram que, para os participantes da pesquisa, “tornar-se professor” é uma construção que necessita da teoria e que encontra na prática e nas relações com os alunos, com os pares, e outros atores da escola, seu principal espaço de formação.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

VALADARES, Laura; PORTELA MOREIRA, Laélia. Aprender a ensinar:: o que dizem docentes em diferentes fases da carreira. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.79594. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/79594. Acesso em: 25 jan. 2025.