O perfil docente no ensino médio gaúcho:
aprofundamento curricular de Expressão Corporal
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.85622Palavras-chave:
ensino médio , docência, currículo, linguagem corporalResumo
Os Itinerários Formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio. O artigo tem como foco os Itinerários Formativos, especificamente a trilha 14 de aprofundamento curricular de Expressão Corporal. Busca-se compreender como o perfil docente do Ensino Médio gaúcho impacta na atuação profissional na 15ª Coordenadoria Regional de Educação. No percurso metodológico, utilizou-se o método dedutivo, combinando abordagens qualitativas e quantitativas, com pesquisa bibliográfica e documental. Enquanto técnica de coleta de dados, empregou-se um questionário semiestruturado. Os documentos Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio, Caderno de Linguagens e suas Tecnologias e Base Nacional Comum Curricular foram as fontes primárias para mapear as informações pertinentes aos perfis elucidados. Para a análise dos dados, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados permitem levantar questões relevantes sobre a diversidade de formações e competências dos docentes, tornando-se evidente a necessidade de um investimento mais robusto em capacitação e formação continuada.
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