Planejamento docente colaborativo como ferramenta estratégica de uma educação inclusiva:
uma preliminar de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86425Palavras-chave:
planejamento docente colaborativo, educação inclusiva, fazer pedagógico, aprendizagens significativasResumo
estudantes com perfis diversos e para o desenvolvimento profissional docente. Objetiva-se aqui apresentar e refletir sobre dados de uma preliminar pesquisa realizada para compreender aspectos relevantes de um campo que, posteriormente, foi palco de uma pesquisa de mestrado sobre planejamento docente colaborativo em uma perspectiva inclusiva. Para dar conta do objetivo proposto, inicialmente, discorreu-se sobre o coensino, a respeito do papel do professor de apoio especializado na rede Municipal de Niterói e sobre os desafios para a construção do planejamento docente colaborativo. Por fim, tem-se a preliminar de pesquisa, que procurou questionar docentes da rede municipal de Niterói, campo onde seria realizada a pesquisa, a respeito das dificuldades encontradas para a concretização de um planejamento que dialogasse com seus pares. Para a análise dos dados, realizou-se uma pré-análise, com leitura do material coletado, identificação das ideias centrais e conceitos presentes no conteúdo, seleção dos trechos a serem analisados, (2) explorou-se o material organizado de forma a identificar possibilidades e conjecturas, (3) interpretou-se os resultados, identificaram-se padrões e realizaram-se inferências. Os dados da preliminar sugeriram, entre outras coisas, a confirmação da crença norteadora de que o tempo reservado para o planejamento coletivo vem sendo precarizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.