Planejamento docente colaborativo como ferramenta estratégica de uma educação inclusiva:

uma preliminar de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.86425

Palavras-chave:

planejamento docente colaborativo, educação inclusiva, fazer pedagógico, aprendizagens significativas

Resumo

estudantes com perfis diversos e para o desenvolvimento profissional docente. Objetiva-se aqui apresentar e refletir sobre dados de uma preliminar pesquisa realizada para compreender aspectos relevantes de um campo que, posteriormente, foi palco de uma pesquisa de mestrado sobre planejamento docente colaborativo em uma perspectiva inclusiva. Para dar conta do objetivo proposto, inicialmente, discorreu-se sobre o coensino, a respeito do papel do professor de apoio especializado na rede Municipal de Niterói e sobre os desafios para a construção do planejamento docente colaborativo. Por fim, tem-se a preliminar de pesquisa, que procurou questionar docentes da rede municipal de Niterói, campo onde seria realizada a pesquisa, a respeito das dificuldades encontradas para a concretização de um planejamento que dialogasse com seus pares. Para a análise dos dados, realizou-se uma pré-análise, com leitura do material coletado, identificação das ideias centrais e conceitos presentes no conteúdo, seleção dos trechos a serem analisados, (2) explorou-se o material organizado de forma a identificar possibilidades e conjecturas, (3) interpretou-se os resultados, identificaram-se padrões e realizaram-se inferências. Os dados da preliminar sugeriram, entre outras coisas, a confirmação da crença norteadora de que o tempo reservado para o planejamento coletivo vem sendo precarizado.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

DE ABREU DUARTE KLUSER DE JESUS, Simone; LÍDICE DE MORAES VALIM, Rosa; JATOBÁ, Alessandro. Planejamento docente colaborativo como ferramenta estratégica de uma educação inclusiva:: uma preliminar de pesquisa. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.86425. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/86425. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência