Concepção de ensino-aprendizagem da leitura do programa Tempo de Aprender:

proposta inovadora ou velho modelo travestido de novo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.80324

Palavras-chave:

leitura, programa tempo de aprender, alfabetização

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como o programa de formação de professores alfabetizadores Tempo de Aprender, proposto pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), lançada em 2019, articula a relação ensino-aprendizagem da leitura no contexto de sua proposta formativa. Adota, como metodologia de estudo, a pesquisa documental, pois analisa os vídeos que compõem os sete módulos do programa, os textos explicativos de cada vídeo e as fichas de estratégias de ensino. Assume a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem conforme proposta por Mikhail Bakhtin, que compreende que essa concepção, atrelada aos conceitos de alfabetização e de leitura, permite, ao mesmo tempo, reivindicar, a despeito do programa, uma alfabetização crítica. Conclui que, apesar de o programa apregoar que se fundamenta em práticas inovadoras por meio da denominada “alfabetização baseada em evidências científicas”, retoma, a partir dos pressupostos bloomfieldianos, antigas práticas relacionadas com as metodologias fônicas para o ensino da leitura e da escrita.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

MONTEIRO VIEIRA COSTA, Dania; MENDES GONTIJO, Cláudia Maria. Concepção de ensino-aprendizagem da leitura do programa Tempo de Aprender:: proposta inovadora ou velho modelo travestido de novo?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.80324. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/80324. Acesso em: 25 jan. 2025.