A produção de textos de políticas curriculares:
um olhar sobre as disputas para a definição de um currículo nacional brasileiro (1993-2017)
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86831Palavras-chave:
politica educacional, bncc, contexto de influência, currículoResumo
O artigo tem como objetivo compreender o contexto de influência na produção de textos na perspectiva do ciclo de políticas (Bowe, Ball, Gold, 1992) no processo de elaboração de texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Analisamos as políticas curriculares nacionais desde o período da Redemocratização. Rastreou-se a Conferência de Jomtien (1990) realizada na Tailândia como um marco referencial no processo de elaboração de uma política curricular brasileira, e o Seminário Internacional Liderando Reformas Educacionais: Fortalecendo o Brasil para o Século XXI, organizado pela Fundação Lemann, no ano de 2013 em Yale, como princípio para a elaboração de um currículo nacional, sendo um divisor no âmbito da construção dessa política curricular educacional. Entretanto a BNCC não é um texto curricular isolado, mas parte da constituição de uma política curricular nacional alinhada à ideia de um comum, presente em um jogo político contínuo desde a participação do Brasil em Jomtien.
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