Cenas antidemocráticas:
manifestações neoliberais e neoconservadoras nos currículos escolares
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86844Palavras-chave:
escolas, extrema direita, democracia, homeschooling, militarizaçãoResumo
O artigo objetiva investigar as expressões da aliança entre neoliberalismo e neoconservadorismo nos debates sobre as políticas curriculares da educação básica. Para isso, a partir de pesquisa bibliográfica, buscamos, em um primeiro momento, explorar meandros dessas racionalidades e suas alianças, pensando em como reverberam no campo da educação. Como destaque, apresentamos os projetos ligados ao homeschooling e à militarização das escolas. Após, por meio de uma abordagem qualitativa e fazendo uso da metodologia de pesquisa narrativa, compartilhamos duas cenas do cotidiano escolar, vivenciadas por professoras/es da educação básica. A partir disso, propomo-nos a problematizar como os projetos neoliberal e neoconservador se expressam nas disputas em torno dos currículos. A partir de uma perspectiva pós-crítica e dos estudos nosdoscom os cotidianos, apresentamos uma concepção de currículo que extrapola os documentos e políticas formais. Os currículos são, assim, articulados como território de disputas, que são praticados nos cotidianos em que convivem diferentes culturas e redes formativas. Observamos que tais projetos estão cada vez mais presentes, afetando os cotidianos das escolas. No entanto, as/os praticantes, nesse espaçotempo, por meio de táticas, vão criando resistências ao que se tenta ali instituir.
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