Redes de ensino e desigualdades sociais no Pará:
uma análise a partir do Exame Nacional do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.80305Palavras-chave:
redes de ensino, desigualdades sociais, ensino médioResumo
O artigo discute as disparidades intrínsecas à dualidade escola pública-privada no estado do Pará. Com base no arcabouço teórico segundo o qual as instituições de ensino são o domínio por excelência da reprodução e legitimação das desigualdades, este trabalho pretende responder à seguinte problematização: qual o papel das redes de ensino paraenses na reprodução da estrutura social? Para dar conta desta questão, o estudo tem como objetivo analisar os dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), averiguando as assimetrias entre escolas pública e privada no Pará. Mais especificamente, o estudo compara as redes de ensino com base em estatísticas referentes à renda, aos níveis educacionais e à ocupação dos pais de estudantes inscritos no ENEM 2020. Os resultados revelam que a renda familiar concentrada em faixas altas, os níveis de escolaridade mais elevados e as ocupações mais prestigiosas aparecem com maior incidência entre as famílias de estudantes de escolas privadas. Essas evidências chamam a atenção porque relembram a potência dos condicionamentos sociais e destacam as funções reprodutoras do sistema de ensino no estado do Pará. O artigo conclui que a dualidade escola pública-privada pode acarretar uma série de vantagens e desvantagens de origem social, desvendando o vínculo dissimulado que as redes de ensino mantêm com a estrutura das relações entre as classes.
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