Redes de ensino e desigualdades sociais no Pará:

uma análise a partir do Exame Nacional do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.80305

Palavras-chave:

redes de ensino, desigualdades sociais, ensino médio

Resumo

O artigo discute as disparidades intrínsecas à dualidade escola pública-privada no estado do Pará. Com base no arcabouço teórico segundo o qual as instituições de ensino são o domínio por excelência da reprodução e legitimação das desigualdades, este trabalho pretende responder à seguinte problematização: qual o papel das redes de ensino paraenses na reprodução da estrutura social? Para dar conta desta questão, o estudo tem como objetivo analisar os dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), averiguando as assimetrias entre escolas pública e privada no Pará. Mais especificamente, o estudo compara as redes de ensino com base em estatísticas referentes à renda, aos níveis educacionais e à ocupação dos pais de estudantes inscritos no ENEM 2020. Os resultados revelam que a renda familiar concentrada em faixas altas, os níveis de escolaridade mais elevados e as ocupações mais prestigiosas aparecem com maior incidência entre as famílias de estudantes de escolas privadas. Essas evidências chamam a atenção porque relembram a potência dos condicionamentos sociais e destacam as funções reprodutoras do sistema de ensino no estado do Pará. O artigo conclui que a dualidade escola pública-privada pode acarretar uma série de vantagens e desvantagens de origem social, desvendando o vínculo dissimulado que as redes de ensino mantêm com a estrutura das relações entre as classes.

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

ANDRADE DA SILVA, Vergas Vitória; RIBEIRO, Gustavo César de Macêdo. Redes de ensino e desigualdades sociais no Pará:: uma análise a partir do Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.80305. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/80305. Acesso em: 13 jan. 2025.