Os raios x da experiência formativa:

retroalimentação colaborativa de currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.86435

Palavras-chave:

retroalimentação, qualidade da educação, experiência, formação, currículo

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal compreender os alcances da retroalimentação colaborativa do currículo e o seu papel para transformação na qualidade da educação. Esta pesquisa faz parte dos resultados da tese de doutorado “Compreendendo a retroalimentação colaborativa de currículo: a ressonância da experiência discente na qualificação dos processos formativos em universidades públicas do Brasil e da Colômbia”. Fundamenta-se nos princípios da etnometodologia, multirreferencialidade e atos de currículo, perspectivas teóricas que ajudaram o pesquisador a refletir em torno de uma nova qualidade da educação, que abraça um currículo outro, que entra em diálogo com a experiência discente; que contempla uma formação que considera não só as exigências instituídas, mas também as necessidades dos contextos e dos sujeitos vistos como atores curriculantes sendo a retroalimentação colaborativa de currículo, é o dispositivo mediador.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

DARÍO MONTOYA NANCLARES, Ruben; PRATA SEIXAS, Catharine. Os raios x da experiência formativa:: retroalimentação colaborativa de currículo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.86435. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/86435. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência