Trilhando caminhos:

um ensaio autobiográfico sobre a democratização da educação superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.85391

Palavras-chave:

democratização da educação, políticas públicas, direito à educação

Resumo

Este ensaio está entrelaçado à reflexão originada durante a elaboração do projeto de tese para o doutorado em educação. Ele aborda a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, focalizando nas políticas públicas de expansão e interiorização. Construída a partir da abordagem autobiográfica, entrelaçada à trajetória pessoal (micro-história), em relação ao ensino superior, destacando como a conscientização se torna um ato de libertação frente às amarras do mercado e do neoliberalismo (macro-história). Esse exercício é enriquecido com uma revisão bibliográfica fundamentada no legado de Freire (2011, 2019), entre outros, que se concentra na inconclusão e na busca pelo ser mais, permitindo interpretações renovadas das pedagogias que identificam e criticam os interesses de grupos, classes e nações dominantes, enquanto oferecem esperança por dias melhores por meio de estratégias colaborativas inspiradas nos inéditos-viáveis freirianos. Delineando uma formação humana profissional voltada para a pedagogia como prática de libertação e de reflexão-ação, possibilitando que o indivíduo se constitua como sujeito de sua própria história. Um lugar de luta, de resistência e de formação permanente.

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

MOROSETTI FERREIRA, Cádia Carolina; MARTINS VITAL FERRAZ, Viviane; CARNEIRO SARTURI, Rosane. Trilhando caminhos:: um ensaio autobiográfico sobre a democratização da educação superior no Brasil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.85391. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/85391. Acesso em: 13 jan. 2025.