Trilhando caminhos:
um ensaio autobiográfico sobre a democratização da educação superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.85391Palavras-chave:
democratização da educação, políticas públicas, direito à educaçãoResumo
Este ensaio está entrelaçado à reflexão originada durante a elaboração do projeto de tese para o doutorado em educação. Ele aborda a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, focalizando nas políticas públicas de expansão e interiorização. Construída a partir da abordagem autobiográfica, entrelaçada à trajetória pessoal (micro-história), em relação ao ensino superior, destacando como a conscientização se torna um ato de libertação frente às amarras do mercado e do neoliberalismo (macro-história). Esse exercício é enriquecido com uma revisão bibliográfica fundamentada no legado de Freire (2011, 2019), entre outros, que se concentra na inconclusão e na busca pelo ser mais, permitindo interpretações renovadas das pedagogias que identificam e criticam os interesses de grupos, classes e nações dominantes, enquanto oferecem esperança por dias melhores por meio de estratégias colaborativas inspiradas nos inéditos-viáveis freirianos. Delineando uma formação humana profissional voltada para a pedagogia como prática de libertação e de reflexão-ação, possibilitando que o indivíduo se constitua como sujeito de sua própria história. Um lugar de luta, de resistência e de formação permanente.
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