Reordenamento curricular do ensino médio no estado de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84815Palavras-chave:
ensino médio, bncc, documento de referência curricular, mato grossoResumo
A reforma do Ensino Médio está assentada, centralmente, na extensão do tempo de permanência na escola e no reordenamento curricular. Isso posto, por meio de um estudo qualitativo que mobiliza a técnica de análise de conteúdo, investiga-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direcionada à etapa final da Educação Básica em âmbito nacional e as diretrizes estabelecidas no estado de Mato Grosso. Ao seguir as etapas previstas no tratamento dos dados, baseado no trabalho de Laurence Bardin, foram obtidas as categorias, à luz do currículo flexível: protagonismo e projeto de vida. Os resultados indicam um espelhamento dos princípios da BNCC no Documento de Referência Curricular mato-grossense (DRC/MT), quanto ao objetivo anunciado de fortalecimento do protagonismo juvenil, orientação dos estudantes no que seria a construção do seu projeto de vida e o reforço ao princípio de que o currículo, como componente pedagógico dinâmico, seja flexível. Destaca-se que a principal peculiaridade do DRC/MT foi a abordagem da questão indígena e quilombola, um traço da demarcação das especificidades do estado de Mato Grosso.
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