Reordenamento curricular do ensino médio no estado de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.84815

Palavras-chave:

ensino médio, bncc, documento de referência curricular, mato grosso

Resumo

A reforma do Ensino Médio está assentada, centralmente, na extensão do tempo de permanência na escola e no reordenamento curricular. Isso posto, por meio de um estudo qualitativo que mobiliza a técnica de análise de conteúdo, investiga-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direcionada à etapa final da Educação Básica em âmbito nacional e as diretrizes estabelecidas no estado de Mato Grosso. Ao seguir as etapas previstas no tratamento dos dados, baseado no trabalho de Laurence Bardin, foram obtidas as categorias, à luz do currículo flexível: protagonismo e projeto de vida. Os resultados indicam um espelhamento dos princípios da BNCC no Documento de Referência Curricular mato-grossense (DRC/MT), quanto ao objetivo anunciado de fortalecimento do protagonismo juvenil, orientação dos estudantes no que seria a construção do seu projeto de vida e o reforço ao princípio de que o currículo, como componente pedagógico dinâmico, seja flexível. Destaca-se que a principal peculiaridade do DRC/MT foi a abordagem da questão indígena e quilombola, um traço da demarcação das especificidades do estado de Mato Grosso.

Biografia do Autor

Waleska Gonçalves de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT); Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT).

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Associado IV do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE). Diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

CASAGRANDE, Ana Lara; GONÇALVES DE LIMA, Waleska; MACIEL, Cristiano. Reordenamento curricular do ensino médio no estado de Mato Grosso. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.84815. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/84815. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência