Educação financeira menor:
ato criativo docente em uma comunidade ribeirinha no Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.85369Palavras-chave:
educação menor, acontecimento, currículo menor, educação financeira menorResumo
Este artigo problematiza a substanciação das macropolíticas em Educação Financeira e apresenta a educação financeira menor como linhas de fuga para a prática pedagógica. Objetivamos investigar como práticas pedagógicas de educação financeira menor, no contexto ribeirinho e a partir de um projeto específico, transformam a sala de aula, influenciadas pela sociedade e cultura. Para isso, utilizamos o referencial teórico-metodológico pós-estruturalista, adotando a cartografia como metodosofia dessa pesquisa de mestrado, a qual requer o acompanhamento sensível do cartógrafo aos deslocamentos traçados nas composições de mapas abertos, suscetíveis a rasuras e mudanças de percurso. Nossos intercessores teórico-conceituais incluem Deleuze, Guattari, Gallo, Corazza e Paraíso, problematizando dois pontos principais: a) a criação do currículo menor, que emerge como um território de resistência para os professores; b) a educação financeira menor, vista como uma resistência e um escapamento ao estrato da Educação Financeira Maior, especialmente relevante para uma comunidade ribeirinha, que sobrevive do pescado, tanto para os estudantes quanto para os pais. Como considerações deste artigo, apontamos que essa fuga da educação financeira maior abre brechas que, a partir do vazio e da precariedade da sala de aula, possibilitam a emergência de novas possibilidades, fugindo de qualquer tentativa de controle e dando vida à educação financeira menor.
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