Construção coletiva de um trabalho docente antirracista na pandemia

Autores

  • Cleidiane Lemes Oliveira
  • Lorene dos Santos PUC Minas
  • Teodoro Adriano Costa Zanardi PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.86834

Palavras-chave:

trabalho docente, educação antirracista, ensino remoto emergencial, insurgências curriculares

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e analisar as ações desenvolvidas por um grupo de professores(as) da rede pública municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, na construção coletiva de uma educação antirracista durante a pandemia. Na pesquisa qualitativa, utilizou-se a análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas realizadas com os(as) professores(as) que desenvolveram o projeto. Balizam essa pesquisa referenciais teóricos da área da formação de professores(as) e do currículo, no intuito de compreender de maneira complexa as ações empreendidas pelo coletivo de professores. Visibilizam-se as iniciativas do coletivo de professores(as) da Educação Básica pública como forma de desenvolvimento de insurgências curriculares, promovendo a resistência ao neoconservadorismo que avança sobre a escola. Os dados afirmam a importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da autonomia profissional docente e da construção de uma educação antirracista. Entre as conclusões, destacamos que a flexibilização e a multiplicação de tempos e espaços destinados ao trabalho coletivo são elementos fundamentais para a promoção de projetos integrados e interdisciplinares.

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Cleidiane Lemes; DOS SANTOS, Lorene; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Construção coletiva de um trabalho docente antirracista na pandemia. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.86834. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/86834. Acesso em: 13 jan. 2025.

Edição

Seção

Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência