O conflito geracional e o uso de metodologias ativas no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79142Palavras-chave:
metodologias ativas, ensino de matemática, conflito geracionalResumo
Um dos desafios para incorporar as metodologias ativas (MA) em sala de aula pode estar relacionado à disparidade geracional entre professores e alunos, pois, a depender da geração que os recebe, alguns métodos de ensino podem já não ser tão viáveis. Tendo por base esse pensamento, o artigo tem o objetivo de analisar as diferenças geracionais entre docentes em Matemática e seus alunos e a forma com que elas impactam a rotina de sala, o planejamento das aulas e o uso de MA. A pesquisa, de natureza aplicada, foi realizada por meio de um questionário. O público alvo é composto por um grupo de 10 professores. Pôde-se observar que metade dos participantes pertencem à geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) e fazem parte de uma geração em que fatores como formação educacional e experiências profissionais também desempenham um papel na aceitação e adoção de MA. Os demais participantes pertencem às gerações X ou Z. Como resultado da pesquisa constatou-se, ainda, que a maioria dos partícipes faz uso das tecnologias em suas aulas e percebem diferenças na familiaridade e uso das mesmas por eles e seus alunos. É importante acrescentar que a maioria dos professores pesquisados adota em suas aulas uma abordagem híbrida, combinando metodologias tradicionais e ativas, o que indica certa flexibilidade pedagógica. Isso posto, espera-se que o referido trabalho de pesquisa propicie considerações sobre o tema e que os resultados possibilitem debates sobre conflito geracional e inserção de MA e tecnologias digitais em sala de aula.
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