O conflito geracional e o uso de metodologias ativas no ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.79142

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino de matemática, conflito geracional

Resumo

Um dos desafios para incorporar as metodologias ativas (MA) em sala de aula pode estar relacionado à disparidade geracional entre professores e alunos, pois, a depender da geração que os recebe, alguns métodos de ensino podem já não ser tão viáveis. Tendo por base esse pensamento, o artigo tem o objetivo de analisar as diferenças geracionais entre docentes em Matemática e seus alunos e a forma com que elas impactam a rotina de sala, o planejamento das aulas e o uso de MA. A pesquisa, de natureza aplicada, foi realizada por meio de um questionário. O público alvo é composto por um grupo de 10 professores. Pôde-se observar que metade dos participantes pertencem à geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) e fazem parte de uma geração em que fatores como formação educacional e experiências profissionais também desempenham um papel na aceitação e adoção de MA. Os demais participantes pertencem às gerações X ou Z. Como resultado da pesquisa constatou-se, ainda, que a maioria dos partícipes faz uso das tecnologias em suas aulas e percebem diferenças na familiaridade e uso das mesmas por eles e seus alunos. É importante acrescentar que a maioria dos professores pesquisados adota em suas aulas uma abordagem híbrida, combinando metodologias tradicionais e ativas, o que indica certa flexibilidade pedagógica. Isso posto, espera-se que o referido trabalho de pesquisa propicie considerações sobre o tema e que os resultados possibilitem debates sobre conflito geracional e inserção de MA e tecnologias digitais em sala de aula.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

SOUZA, Lana Priscila; SILVEIRA JUCÁ, Sandro César. O conflito geracional e o uso de metodologias ativas no ensino de matemática. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.79142. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/79142. Acesso em: 25 jan. 2025.