Inclusão educacional e TDIC:

uma análise da atuação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.80504

Palavras-chave:

docência, inclusão educacional, pessoa com deficiência, tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC)

Resumo

O presente artigo é oriundo de uma das etapas da pesquisa intitulada “Mediação Docente e Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) na Perspectiva da Educação Inclusiva”, a qual visa discutir a atuação docente e estratégias pedagógicas inclusivas. Alicerçamos o referido estudo sob a análise dos trabalhos científicos depositados no Banco de Teses e Dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de analisar como a articulação entre a temática da inclusão educacional e as práticas docentes por meio das TDIC são apresentadas em pesquisas acadêmicas e tomando como marco o ano de 2015, quando foi instituída a Lei Brasileira da Inclusão de Pessoas com Deficiência. Esta fase de levantamento bibliográfico foi de suma importância para o reconhecimento das aproximações e distanciamentos dos atuais trabalhos com o objetivo da pesquisa em analisar as mediações pedagógicas, a partir dos recursos digitais, tendo em vista a educação inclusiva. Os dados mostraram uma tendência às discussões sobre a inclusão no aspecto das políticas públicas e também às tecnologias assistivas. Poucos estudos se referiram à inclusão e atuação docente tendo os recursos da TDIC como estratégias pedagógicas – em que se insere, portanto, o foco deste artigo.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

DOS SANTOS SOUZA, Evaneyde; ALILMA SILVA SOUZA FERRETE, Anne; MELO DE ANDRADE, Joanna Angélica. Inclusão educacional e TDIC:: uma análise da atuação docente. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.80504. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/80504. Acesso em: 25 jan. 2025.