A educação e o campesinato:

o MST como ferramenta de empoderamento para homens e mulheres do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.86513

Palavras-chave:

educação do campo, militância, políticas educacionais

Resumo

O presente estudo é resultado de múltiplas pesquisas e levantamentos realizados por um grupo de três pesquisadores(as) vinculados(as) ao grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O objetivo central da pesquisa é fazer um breve resumo histórico das políticas públicas de educação no campo, entender sua importância ao longo dos anos, em consonância com os conceitos de Gramsci, e compreender como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) mobilizou-se para conseguir tais políticas públicas, a partir da década de 1990. Realizamos, em sua maioria, pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que a educação do campo, como prática libertadora, é empregada no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendidas pelo MST. Ela interage com os gestos, desejos, valores e lutas pela terra, contribuindo para a construção de uma outra hegemonia que oriente a sua base militante.

Biografia do Autor

Andréia de Oliveira Castro

Master in Science Education and Teaching in the Amazon from the Postgraduate Program in Science Education and Teaching in the Amazon (PPGEECA-UEPA) at the State University of Pará (UEPA).

Ronaldo dos Santos Leonel

PhD student in SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION (PPGECM - UFPR). Master in Science Education and Teaching in the Amazon (PPGEECA - UEPA). Graduated in Biology from Vale do Acaraú State University - UVA (2010). Graduated in Rural Education with Specific Qualification in Natural Sciences and Mathematics from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - IFPA/ CAMPUS ALTAMIRA (2015). Effective Teacher of Basic Education at the Municipal Education Network in Altamira -Pará.

Klebson Daniel Sodré do Rosário

PhD in Science Education – Unesp | Master in Animal Biology – UFPA | State University of Pará (UEPA).

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

DE OLIVEIRA CASTRO, Andréia; DOS SANTOS LEONEL, Ronaldo; SODRÉ DO ROSÁRIO, Klebson Daniel. A educação e o campesinato:: o MST como ferramenta de empoderamento para homens e mulheres do campo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 79, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.86513. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/86513. Acesso em: 13 jan. 2025.

Edição

Seção

Políticas curriculares e o engajamento coletivo das pesquisas como modo de insurgência