Sobre a Revista

Revista Docência e Cibercultura está disponível em suporte digital em rede, utilizando-se do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER. Trata-se de um periódico de orientação pluralista, voltado à discussão de produções originais elaboradas pela comunidade científica nacional e internacional, da área de Educação e do Ensino e suas interfaces com a cibercultura, identidade, diferença. Aceita artigos, relatos de experiencia, pontos de vista, resenhas, ensaios, entrevistas, conversas, bibliografias comentadas, produções artísticas e culturais, vídeo-pesquisa, notícias, resumos de dissertações e de teses.
Unidade: periódico interinstitucional associado ao Programa de Pós-graduação em Educação ProPEd/UERJ, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro (UFRRJ) e Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Edição do Periódico: Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC 
Periodicidade: quadrimestral, a partir de 2021 a publicação dos textos ocorrerá em fluxo contínuo. Eventualmente podem ser publicadas edições especiais.
ISSN: 2594-9004 
DOI: 10.12957/redoc
Ano de criação: 2017
Áreas de conhecimento: Ciências Humanas
Qualis 2017-2020: B1
Google Metrics (2024): Índice h19
 

Anúncios

Chamada para o Dossiê: 18 anos do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC) e 9 anos da Revista Docência e Cibercultura (REDOC): vivências, resistências e reinvenções

15-08-2025

Em 2025, o Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC) completa 18 anos e a Revista Docência e Cibercultura (REDOC) celebra 9 anos de existência. São trajetórias que se entrelaçam na produção, socialização e fortalecimento de pesquisas voltadas à docência, à formação de professores e às práticas educativas na cibercultura, tecidas por pesquisadoras, pesquisadores, docentes, estudantes e ativistas da educação, em múltiplos territórios e temporalidades.

Este dossiê temático é um convite para revisitarmos as memórias que nos constituem, afirmarmos as resistências que nos movem e projetarmos as reinvenções que nos impulsionam. Queremos reunir trabalhos que registrem trajetórias de pesquisa, narrativas de experiências formativas e reflexões críticas sobre a docência e a cibercultura, produzidas por quem caminha ou já caminhou junto ao GPDOC e à Revista Docência e Cibercultura (REDOC).

Podem submeter artigos e relatos de experiência atuais membros e egressos(as) e parceiros acadêmicos, com investigações em andamento ou concluídas. Cada autor(a) ou coautor(a) poderá enviar até dois trabalhos para avaliação, com no máximo três autores(as) por manuscrito, sendo necessário que ao menos um(a) deles(as) possua ou tenha possuído vínculo com o GPDOC ou a Revista Docência e Cibercultura (REDOC).

Mais que celebrar uma data, este dossiê é uma afirmação de continuidade: seguimos vivenciando, resistindo e nos reinventando na produção de conhecimentos que fortalecem a docência e a educação como práticas de liberdade.

 

Prazo para o envio dos artigos: 15/08/2025 a 30/10/2025

Previsão de publicação: novembro-dezembro de 2025

Regras da submissãohttps://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/about/submissions

Link para baixar o template do artigohttps://drive.google.com/file/d/1vkC545ZOBLAmnjurvTgQfdz2yJs4S1D0/view

Organizadores:

  • Profª Drª Edméa Oliveira dos Santos (UFRRJ)

  • Prof. Dr. Wallace Carriço de Almeida (UFRRJ)

  • Profª Drª Máira Conceição Alves Pereira (FIOCRUZ)

#GPDOC18Anos #REDOC9Anos #Docência #Cibercultura #Formaçãodeprofessoresepesquisadores

Saiba mais sobre Chamada para o Dossiê: 18 anos do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC) e 9 anos da Revista Docência e Cibercultura (REDOC): vivências, resistências e reinvenções

Edição Atual

v. 9 n. 2 (2025): EXPERIÊNCIAS AUTORAIS E INOVADORAS EM REDES COLABORATIVAS CIBERCULTURAIS
					Visualizar v. 9 n. 2 (2025): EXPERIÊNCIAS AUTORAIS E INOVADORAS EM REDES COLABORATIVAS CIBERCULTURAIS
Publicado: 01-08-2025

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

  • PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE CIBERCULTURA

    Felipe Carvalho, Mariano Pimentel, Edméa Santos, Tania Lucía Maddalena, Frieda Maria Marti, Wallace Carriço de Almeida, Marcos Vinícius Dias de Menezes
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.93344

Apresentação Temática

  • EXPERIÊNCIAS AUTORAIS, INOVAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E REDES COLABORATIVAS CIBERCULTURAIS

    Felipe Carvalho, José Damião Trindade Rocha, Lúcia Amante
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.93345

Artigo Seção Temática

  • OFICINA DE SCRATCH COM PROFESSORES DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DA UFMT: PESQUISA-FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS DIGITAIS

    Angélica Moreira, Tereza Fernandes
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91128
  • GRUPOS DE DISCUSSÃO COM JOVENS TOCANTINENSES, MARANHENSES E PARAENSES SOBRE UMA BOA ESCOLA IBERO-AMERICANA

    Marcos Irondes Coelho de Oliveira, José Damião Trindade Rocha
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91595
  • PRÁTICAS AUTORAIS EM COLABORAÇÃO: INTELIGÊNCIAS HUMANAS E ARTIFICIAIS

    Ana Lucia Gomes da Silva, Juliana Cristina Salvadori, Maria José Souza Pinho, Soraia Novaes Santos, Crizeide Miranda Freire
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91324
  • EDUCAÇÃO DIGITAL, FORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA

    Felipe Miranda, Cristiano Maciel, katia Ethiénne Esteves dos Santos
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90564
  • INTERAÇÕES COM IA: JOGO PERIGOSO OU PÂNICO MORAL?

    Pedro Henrique Trintini Ferreira, Leonardo Antônio de Andrade
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90374
  • POSSIBILIDADES DA CORTADORA A LASER PARA A ABORDAGEM DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO

    Fabiana Andrade, Gabrielle de Novaes Santana
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.80474
  • CULTURA MAKER, ABORDAGEM STEAM E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Sebastiao da Silva Vieira, Marcelo Sabbatini
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.82852
  • PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES DE ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS

    Aline Cristina Ferreira Grego, Vera Lucia Trevisan de Souza
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81073
  • BRINCAR, CRIANÇAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCURSOS ATÉ UMA TESE DE DOUTORADO

    Adilson Cristiano Habowski, Cleber Ratto
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.85368
  • TENDÊNCIAS E INTERESSES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DO GOOGLE TRENDS

    Ítalo de Paula Casemiro, Joabis Nobre Martins
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.87490
  • LOGIC THINK: GAME DESIGN DOCUMENT DE UM JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO

    Douglas Aquino Moreno, Gustavo Cunha de Araújo
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.89472
  • DESIGN THINKING E AUTORIA COLETIVA: A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE OS DESAFIOS DAS MULHERES NO ESPORTE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    Jose Ricardo Lopes Ferreira, Silvan Menezes dos SAntos
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90494
  • EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: O IMPACTO DA IA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

    Nilton Abranches Júnior, Renan Caldas Galhardo Azevedo, Victoria Vicente Rodrigues Lopes
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90386
  • A NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL

    Luiz Guilherme Melo, Carolina Brandão Gonçalves
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.79642
  • APRENDIZAGENS DOCENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

    Débora Vanessa Lira de Oliveira, Giselle da Silva Mendonça de Lima, Maria do Amparo da Silva Nunes, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88612
  • CONSTRUTOS DE IDENTIDADES DOCENTES NA/EM REDE: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS DIGITAIS COMO UM ESPAÇO MICROPOLÍTICO DE APRENDIZAGEM PARA A PROFISSÃO reflexões sobre as redes sociais digitais como um espaço de aprendizagem para a profissão

    Camilla Grazielly Rego de Sousa, Késsia Mileny De Paulo Moura
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88884
  • ACESSO E USABILIDADE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS: MOODLE E GOOGLE CLASSROOM

    Cristiane Mezaroba, Juliana Martins, Dulce Cruz
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90565

Artigo Fluxo Contínuo

  • A (RE)CRIAÇÃO DE ELIS REGINA PELA IA DIALOGISMOS, AUTENTICIDADE E IMPACTOS NA COMUNIDADE INDÍGENA

    Bruno Silva Nascimento, Ângela Pereira de Souza, Maria Jeane Souza de Jesus Silva
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.89450
  • CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO: O USO DO PADLET NAS AULAS DE LITERATURA

    Josiane da Cruz Lima Ribeiro, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90606
  • LETRAMENTO MATEMÁTICO E MULTILETRAMENTOS CONEXÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DIGITAL

    Jeferson Ferro, Cintia Dias de Mattos Toyoshima Carneiro
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.89413
  • COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA BNCC: POR QUE ESTÃO PROPOSTAS NO CURRÍCULO?

    Renata Helena Pin Pucci, Rebeka Farias da Silva , Thiago Antunes-Souza
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91242
  • A BRINCADEIRA CAMA DE GATO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

    Erenilda Severina da Conceição Albuquerque, Elisabelly dos Santos Silva, Viviane de Oliveira Santos, Tayná Elias dos Santos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88885
  • INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: INTEGRANDO SABERES AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS

    Michael Gandhi Monteiro dos Santos, Felipe Carvalho, Ana Paula da Silva Santos, Marcélia Amorin Cardoso
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.92826
  • DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

    Igor Oliveira, Vania Barboza da Silva
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.87794
  • ETNOASTRONOMIA COMO EIXO TEMÁTICO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS

    Bruna Souza de Medeiros Nunes, Ryan Nepomuceno Montemor, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.80529
  • ENTRE O SER E O FAZER: REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM

    Sandra Vanusa Lima, Suzana Lopes Salgado Ribeiro
    1-35
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83298

Relato de Experiência

  • PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA EM FAKE NEWS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES

    Geiva Santos Dória de Sant’Anna, Maria Raidalva Nery Barreto, Adriana Vieira dos Santos
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81197

Resenhas

Resumos de Teses e Dissertações

  • TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ-RJ

    Aline Azeredo
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.93011
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UTILIZANDO O MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

    Isis Nalba Albuquerque Cardoso, Cleide Jane De Sá Araújo Costa
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.73334

Produções Artísticas, Literárias e Culturais

  • SONHOS DE UNIVERSIDADE UMA POESIA

    Tiago Amaral Sales
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90474
  • A (AUSÊNCIA DA) NATUREZA E(M) NÓS

    Rafael Almeida de Freitas
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.85118
Ver Todas as Edições