v. 25 n. 76 (2024)

					Visualizar v. 25 n. 76 (2024)
Publicado: 08-02-2024

Editorial

  • Editorial

    Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.81933

Artigos de Demanda Contínua

  • Da redenção à reparação: a construção da questão racial no Brasil

    Leonardo Lacerda Campos, Gabriela Guarnieri Tebet
    3-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.72066
  • “Me aceitar homossexual foi a travessia da minha vida mais difícil": a constituição identitária do corpo-território LGBT+

    Janivaldo Pacheco Cordeiro
    16-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79167
  • Práticas cotidianas e a criticidade dos povos originários: integração à luz de Paulo Freire

    Alessandra Falcão Teixeira, Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de Almeida
    28-41
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74339
  • Os pequenos curumins: o estado do conhecimento da produção científica sobre crianças indígenas

    Arliene Stephanie Menezes Pereira, Maria Aparecida Alves da Costa, Karla Angélica Silva do Nascimento
    42-55
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.78870
  • O ordinário em imagens: crianças periféricas e o CEU em São Paulo

    Marcia Aparecida Gobbi, Maria Cristina Stello Leite
    56-70
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.77872
  • "A guerra é cultural, p*!": a alfabetização como trincheira das direitas radicais brasileiras

    Heloísa Andreia de Matos Lins, Janaina Cabello, Cristiane Perol da Silva
    71-84
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.76977
  • História, capitalismo e mudanças climáticas: reflexões a partir do documentário Before the Flood

    Karine Oliveira das Neves, Michele Mezari Oliveira, Gildo Volpato
    85-99
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74667
  • Ainda sobre educação: do grito de uma só boca

    Jefferson Pereira de Almeida, Sônia Regina da Luz Matos
    100-111
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.78297
  • Que lugar ocupa a interculturalidade na formação docente?

    Priscila Caroline Dalpiaz, Marcia Regina Selpa Henzle
    112-124
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.76473
  • Conversas sobre ensinagem, exercícios de a/r/tistagem: encontros e trocas na docência universitária

    Zuleika de Paula Bueno, Ângela Maria de Sousa Lima
    125-137
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.76689
  • A docência em escrileituras: cartografia de um estilo animal

    Josimara Wikboldt Schwantz, Carla Gonçalves Rodrigues
    138-152
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.77155
  • Itinerâncias metodológicas da pesquisa e da formação: dialogando com a obra de Roberto Sidnei Macedo

    Mirian Amaral, Luciana Velloso
    153-166
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79786
  • Conhecimento curricular da geometria: um estudo com professores dos anos iniciais

    Afonso Junior, Maria Alves de Azerêdo
    167-180
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.80128
  • (Des)valorização da educação física escolar no interior do Amazonas: notas dos imaginários de professores

    Jamillys Rocha da Rocha, Liara Lira Nunes, Victor José Machado de Oliveira
    181-193
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.72579
  • O estudo do currículo na formação inicial de professores de química da UFJF

    Priscilla Lúcia Cerqueira de Aragão, Andréia Francisco Afonso
    194-207
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.75993
  • Reordamento da rede escolar de Fortaleza: racionalidade versus afetividade na transição de 5º para 6º ano

    Erineuda do Amaral Soares, Eloisa Maia Vidal
    208-220
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.75038
  • Trajetórias dos professores e educadores sociais caiçaras da cidade de Iguape-SP

    Arlindo Lins de Melo Júnior, Luiz Bezerra Neto, Paulo Cesar Franco
    221-235
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.77551
  • O trabalho pedagógico em meio à pandemia: discutindo o caso dos Institutos Federais Gaúchos

    Vicente Cabrera Calheiros, Ana Sara Castaman, Liliana Soares Ferreira
    236-251
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.73678
  • Educação vacinal no ensino de ciências da natureza: um olhar para os livros didáticos dos projetos integradores do novo ensino médio

    Isabella Carolina Umeres, Tiago Venturi
    252-266
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.78059
  • Educar para o progresso da nação: recortes de livros didáticos de português do ensino primário e secundário brasileiro (1930-1971)

    Carlota Boto, Júlia Souza Santos Giardino, Tiziana Ferrero
    267-279
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.73217
  • A pesquisa como princípio pedagógico, juventudes e pluralidades: lentes para uma crítica da padronização curricular do ensino médio no contexto da Lei 13.415/2017

    Martin Kuhn, Diego Orgel Dal Bosco Almeida
    280-292
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.75984
  • As competências da cultura: a interculturalidade funcional na Base Nacional Comum Curricular

    Albert Cordeiro
    293-305
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.75985
  • Questões de gênero e direitos humanos nos currículos brasileiros: uma análise dos cursos de graduação em publicidade e propaganda

    Soraya Barreto Januário
    306-319
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.75959
  • Educação em direitos humanos nos currículos dos cursos de direto de três universidades brasileiras

    Luis Fernando Lopes, Rubiane Bakalarczyk Matoso, Nadia Catarina Nogueira e Silva
    320-333
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.75155
  • A mediação em museu de ciência em Belford Roxo/RJ como forma de inclusão social

    Sérgio de Souza Henrique Júnior, Grazielle Rodrigues Pereira
    334-347
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74386
  • Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista: (in)visibilidade no processo de formação em curso de pedagogia

    Lina Maria Moreno Molina, Marcos Vinicius Francisco, Elsa Midori Shimazaki
    348-360
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74268
  • Criatividade em artes visuais no contexto de altas habilidades/ superdotação

    Carla Teresa Costa Pedrosa, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
    361-377
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.72231
  • Uma correção nos dados de matrículas de alunos com altas habilidades/superdotação de 2019: propostas para melhorar os registros

    Lívio Luiz Soares de Oliveira
    378-392
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.75111
  • Promoção das habilidades sociais de estudantes com paralisia cerebral sem fala articulada

    Patricia Lorena Quiterio, Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
    393-410
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.76260
  • Libras e educação de surdos: estado da arte dos sinais para o ensino das atividades circenses

    Ingrid Amorim Lourenço de Amorim Corrêa, Elizandra Garcia da Silva, Tathianna Prado Dawes
    411-424
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.78880
  • A relação entre docente de matemática e intérprete de Libras: uma análise a partir de subjetividades e relações de poder

    Rayssa Feitoza Felix dos Santos, Daniella Rodrigues de Farias
    425-437
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.77756

Em Pauta

  • Claudio Ulpiano: a docência como obra

    Bárbara Romeika Rodrigues Marques
    438-449
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.78822

Ensaios

  • Educação de Jovens e Adultos em um mundo híbrido: desafios da inclusão digital humanizada

    Anderson José Lisboa Baptista, Jorge Teles
    450-457
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79029
  • Aterrando políticas obscurantistas: uma discussão curricular sobre possibilidades de conversas (complicadas) no Antropoceno

    Guilherme de Azeredo Coelho, Rozana Gomes de Abreu, Juliana Milanez
    458-469
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.76461