Uma didática para o ensino da luta marajoara no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82832Palavras-chave:
luta marajoara, ensino médio, educação física escolarResumo
O presente trabalho discute aspectos didático-metodológicos para o ensino da luta marajoara no ensino médio a partir da apresentação de uma sequência pedagógica de quatro aulas desenvolvidas no ano de 2023, com cerca de 136 estudantes do 1º ano. Partindo da ideia de que o ensino médio deve aprofundar conhecimentos com base em reflexões conceituais interdisciplinares e vivência técnica aprimorada, tivemos como objetivo deste estudo apresentar e discutir uma experiência pedagógica com a luta marajoara realizada no Estado do Pará, no contexto de uma escola pública federal da capital Belém. A pergunta que norteou a construção e o desenvolvimento da experiência foi: como ensinar a luta marajoara no ensino médio? Por meio da experiência vivenciada, foi possível inferir que a luta marajoara, quando mediada pedagogicamente, apresenta um amplo potencial educativo, pois, em virtude do seu aspecto de novidade e pertencimento regional, possibilita que os estudantes compreendam dimensões de conhecimento fundamentais do campo das lutas corporais em geral, ao mesmo tempo em que conhecem alguns elementos constitutivos da identidade cultural marajoara.
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