A produção de filmes-ensaio:

um processo (des)formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.89423

Palavras-chave:

filme-ensaio, narrativa, extensão

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a possibilidade da criação e produção de filmes-ensaios como caminho formativo para jovens bolsistas no âmbito de projeto extensionista, como um processo (des)formativo (Emilião, 2017) desses licenciandos, no sentido da compreensão da complexidade do exercício docente e dos significados que os professores dão ao que vivem/sentem/fazem nos espaços escolares ao narrarem suas experienciaspráticas, expandindo processos reflexivos e de aprenderensinar. É consequência das pesquisas que vêm sendo realizadas no campo dos Cotidianos Escolares e que se debruçam em narrativas docentes. Para isso, traz uma discussão sobre as heterobiografias, entendidas como as que narram a compreensão de si pela história do outro e a relação do tempo circular presente no processo. A partir dessas discussões, aponta expectativas formativas desses estudantes de licenciatura, na criação de conhecimentossignificações – escritos ou imagéticos – da/com/sobre as escolas no sentido que se oportuniza processos internos voltados para a reflexão e deslocamento de certezas e crenças.

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Publicado

09-07-2025

Como Citar

EMILIÃO, Soymara Vieira; PINEL, Sylvio Ribeiro; PERDIZ, Kelly Chrystine Braga. A produção de filmes-ensaio:: um processo (des)formativo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.89423. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/89423. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Infância e Juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes