A produção de filmes-ensaio:
um processo (des)formativo
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.89423Palavras-chave:
filme-ensaio, narrativa, extensãoResumo
Este texto tem como objetivo discutir a possibilidade da criação e produção de filmes-ensaios como caminho formativo para jovens bolsistas no âmbito de projeto extensionista, como um processo (des)formativo (Emilião, 2017) desses licenciandos, no sentido da compreensão da complexidade do exercício docente e dos significados que os professores dão ao que vivem/sentem/fazem nos espaços escolares ao narrarem suas experienciaspráticas, expandindo processos reflexivos e de aprenderensinar. É consequência das pesquisas que vêm sendo realizadas no campo dos Cotidianos Escolares e que se debruçam em narrativas docentes. Para isso, traz uma discussão sobre as heterobiografias, entendidas como as que narram a compreensão de si pela história do outro e a relação do tempo circular presente no processo. A partir dessas discussões, aponta expectativas formativas desses estudantes de licenciatura, na criação de conhecimentossignificações – escritos ou imagéticos – da/com/sobre as escolas no sentido que se oportuniza processos internos voltados para a reflexão e deslocamento de certezas e crenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.