Estratégias de sobrevivência de sujeitos LGBTS ante a escola heteronormativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83116Palavras-chave:
escola básica, memórias de escolarização, heteronormatividade compulsóriaResumo
O presente artigo discute a heteronormatividade escolar por meio de memórias estudantis. Trata-se de um texto descritivo e interpretativo, de natureza qualitativa, elaborado a partir de uma pesquisa desenvolvida com quatro jovens militantes do Movimento LGBT em Belém/PA, acerca das experiências heteronormativas vivenciadas durante seu processo de escolarização. Tem como objetivo identificar quais estratégias foram adotadas diante da heteronormatividade presente no ambiente escolar. Os dados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas foram categorizados, submetidos à análise de conteúdo e apontaram diferentes formas de lidar com as práticas escolares de heteronormatização compulsória. Deste modo, silenciamentos e omissões, muitas vezes, surgiram como alternativas para evitar conflitos, estigmas e constrangimentos associados à necessidade da permanência escolar. Por outro lado, enfrentamentos individuais e organização de coletivos estudantis também fizeram parte das estratégias mobilizadas por estudantes LGBTs durante suas trajetórias escolares, numa perspectiva de redução de danos, tornando, assim, a vida na escola menos hostil e mais palatável.
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