Conteúdos audiovisuais e a educação infantil:
luz, câmera e formação com a linguagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83141Palavras-chave:
episódios formativos, matemática na educação infantil, tecnologia, recursos audiovisuais, formação continuadaResumo
O artigo resulta de uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa para o Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº. 2021/05739-0, cujo foco residiu em analisar quais as aprendizagens de professoras da educação infantil, em relação à apropriação de recursos tecnológicos, são propiciadas a partir de uma experiência de formação continuada que envolve a produção de conteúdos audiovisuais no campo da linguagem matemática no contexto da pandemia de Covid-19. Como recorte temático, para este texto, elegemos um dos episódios formativos em que o grupo que constituímos compartilhou suas produções audiovisuais a partir de plataformas digitais e/ou de programas de edição de vídeos, a exemplo o Canva, Vimeo, Kizoa e Animaker. No referido episódio, a metodologia adotada leva em consideração uma abordagem netnográfica (Kozinets, 2014) de natureza observacional participante que ocorreu de forma on-line. O resultado desta experiência implicou no fato de as/os integrantes da proposta formativa passaram a se familiarizar com recursos e funcionalidades das plataformas de edição de vídeo, produzindo com criatividade e autonomia propostas pedagógicas mediadas por tais recursos, respeitando as especificidades da educação infantil e, consequentemente, da matemática com crianças em idade pré-escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.