Conteúdos audiovisuais e a educação infantil:

luz, câmera e formação com a linguagem matemática

Autores

  • Rebeca Souza de Miranda Universidade Federal de São Carlos, UFSCar
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.83141

Palavras-chave:

episódios formativos, matemática na educação infantil, tecnologia, recursos audiovisuais, formação continuada

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa para o Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº. 2021/05739-0, cujo foco residiu em analisar quais as aprendizagens de professoras da educação infantil, em relação à apropriação de recursos tecnológicos, são propiciadas a partir de uma experiência de formação continuada que envolve a produção de conteúdos audiovisuais no campo da linguagem matemática no contexto da pandemia de Covid-19. Como recorte temático, para este texto, elegemos um dos episódios formativos em que o grupo que constituímos compartilhou suas produções audiovisuais a partir de plataformas digitais e/ou de programas de edição de vídeos, a exemplo o Canva, Vimeo, Kizoa e Animaker. No referido episódio, a metodologia adotada leva em consideração uma abordagem netnográfica (Kozinets, 2014) de natureza observacional participante que ocorreu de forma on-line. O resultado desta experiência implicou no fato de as/os integrantes da proposta formativa passaram a se familiarizar com recursos e funcionalidades das plataformas de edição de vídeo, produzindo com criatividade e autonomia propostas pedagógicas mediadas por tais recursos, respeitando as especificidades da educação infantil e, consequentemente, da matemática com crianças em idade pré-escolar.

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Publicado

09-07-2025

Como Citar

MIRANDA, Rebeca Souza de; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Conteúdos audiovisuais e a educação infantil:: luz, câmera e formação com a linguagem matemática. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.83141. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/83141. Acesso em: 26 set. 2025.