O ver/ouvir/sentir a partir do brincar com crianças terena no espaço urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.90330

Palavras-chave:

crianças terena, brincar, identidade, aldeia urbana

Resumo

O artigo analisa dados etnográficos, com foco nas crianças Terena da aldeia indígena urbana Darcy Ribeiro, Campo Grande, MS. Discute o modo como essas crianças indígenas circulam e se movimentam no contexto urbano, recorrendo a metodologias que permitem ouvir o que elas têm a dizer sobre si e o mundo, por meio do brincar. Mobiliza a sensibilidade etnográfica como recurso para discorrer sobre o seu con-viver e conversar durante o brincar, o desenhar e o fotografar. O procedimento permitiu observar suas diferentes formas de comunicar, por meio verbal ou de expressões corporais, desenhos, risos e silêncios. O estudo dialoga com os estudos pós-estruturalistas e as etnografias produzidas por intelectuais indígenas, que permitem demonstrar que ser criança Terena foge à regra pretensamente universalista de infância. Desse modo, conhecer o ser criança para os Terena permite demonstrar que a atitude de categorizar as fases do desenvolvimento da pessoa varia nas distintas paisagens humanas, por se tratar de construção sociocultural. Para os Terena, a construção da pessoa e as suas distintas fases geracionais são orientadas por outra lógica, outros símbolos culturais e outras relações sociais. No caso das crianças Terena, isso resulta na produção de identidades étnico-culturais próprias, mesmo em meio ao contexto de aldeia urbana.

Downloads

Publicado

09-07-2025

Como Citar

GONÇALVES COLMAN, Daniele; NAGLIS VIEIRA, Carlos Magno; PEREIRA, Levi Marques. O ver/ouvir/sentir a partir do brincar com crianças terena no espaço urbano. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.90330. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/90330. Acesso em: 30 set. 2025.

Edição

Seção

Infância e Juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes