As práticas colaborativas no exercício da docência:

uma análise qualitativa no município de Cordilheira Alta/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.83827

Palavras-chave:

prática colaborativas, educação inclusiva, parceria docente, políticas educacionais

Resumo

O presente artigo tem como temática as práticas colaborativas, descritas nas políticas educacionais, que conduzem e amparam a educação inclusiva. O objetivo da pesquisa foi compreender como se estabelecem as práticas colaborativas entre os professores do ensino comum e os apoios escolares nas escolas municipais de Cordilheira Alta/SC. Sob uma abordagem qualitativa, usou o grupo focal como técnica de produção de dados. Os resultados mostram a existência de parcerias informais entre os docentes, materializadas a partir de conversas rápidas entre as atividades; apontam as dificuldades para o exercício de planejamento conjunto, dado que somente aos docentes é destinada carga horária para o planejamento; além de evidenciarem a terceirização dos processos de formação continuada de professores, pela aquisição de pacotes do sistema de apostilamento, pela rede de ensino. Conclui que as práticas colaborativas constituem um exercício de resistência, empreendido por docentes comprometidos com a inclusão, que não encontram, no cotidiano escolar, condições adequadas para a atuação conjunta.



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Publicado

09-07-2025

Como Citar

PEDERSSETTI, Amanda; APARECIDA FÁVERO, Anatel; GRAFF, Patrícia. As práticas colaborativas no exercício da docência: : uma análise qualitativa no município de Cordilheira Alta/SC. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.83827. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/83827. Acesso em: 27 jul. 2025.