O teatro na construção da cidadania:
a formação da primeira infância na cidade de Bologna
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90325Palavras-chave:
educação infantil, Paulo Freire, teatro na educação, formação de professoresResumo
O artigo apresenta um estudo de caso ilustrativo em um espaço democrático construído com arte e educação que teve repercussão nas políticas públicas da cidade de Bolonha/Itália. A partir do pensamento de Paulo Freire e das categorias freireanas diálogo, criticidade e participação, é apresentada uma análise das formações de educadores da rede pública da primeira infância, em que o teatro é parte da construção do pensamento crítico e cidadania. O grupo teatral La Baracca Testoni Ragazzi desenvolve as ações com apoio das políticas públicas locais, circulando por todas as creches e escolas públicas de educação infantil. A pesquisa envolveu um estágio na Universidade de Bologna, no Departamento de Ciência da Educação do curso de formação de educadores da primeira infância, entrevistas com agentes públicos, artistas e educadores, encontros dialógicos e observações de práticas em creches, no teatro e na Secretaria de Educação da cidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com procedimento de estudo de caso ilustrativo. O referencial teórico tem Paulo Freire como autor central, seguido de Elliot Eisner, Ernest Fischer e Augusto Boal. É apresentada, como crivo crítico para as análises, uma trama conceitual freireana centrada no projeto político pedagógico humanizador. Os resultados anunciam que, para a construção de uma sociedade democrática, é necessário um projeto político em que as políticas públicas sejam realizadas de maneira integrada, em especial, a cultura, a arte e a educação, e não se faz sem a participação da comunidade escolar e sociedade civil, onde o teatro é parte importante nessa construção.
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