O teatro na construção da cidadania:

a formação da primeira infância na cidade de Bologna

Autores

  • Camila Gomes Arellaro Caetano Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP
  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP https://orcid.org/0000-0002-0114-444X

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.90325

Palavras-chave:

educação infantil, Paulo Freire, teatro na educação, formação de professores

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso ilustrativo em um espaço democrático construído com arte e educação que teve repercussão nas políticas públicas da cidade de Bolonha/Itália. A partir do pensamento de Paulo Freire e das categorias freireanas diálogo, criticidade e participação, é apresentada uma análise das formações de educadores da rede pública da primeira infância, em que o teatro é parte da construção do pensamento crítico e cidadania. O grupo teatral La Baracca Testoni Ragazzi desenvolve as ações com apoio das políticas públicas locais, circulando por todas as creches e escolas públicas de educação infantil. A pesquisa envolveu um estágio na Universidade de Bologna, no Departamento de Ciência da Educação do curso de formação de educadores da primeira infância, entrevistas com agentes públicos, artistas e educadores, encontros dialógicos e observações de práticas em creches, no teatro e na Secretaria de Educação da cidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com procedimento de estudo de caso ilustrativo. O referencial teórico tem Paulo Freire como autor central, seguido de Elliot Eisner, Ernest Fischer e Augusto Boal. É apresentada, como crivo crítico para as análises, uma trama conceitual freireana centrada no projeto político pedagógico humanizador. Os resultados anunciam que, para a construção de uma sociedade democrática, é necessário um projeto político em que as políticas públicas sejam realizadas de maneira integrada, em especial, a cultura, a arte e a educação, e não se faz sem a participação da comunidade escolar e sociedade civil, onde o teatro é parte importante nessa construção.

Downloads

Publicado

09-07-2025

Como Citar

GOMES ARELLARO CAETANO, Camila; SAUL, Ana Maria. O teatro na construção da cidadania:: a formação da primeira infância na cidade de Bologna. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.90325. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/90325. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

Infância e Juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes