Narrativas da educação não formal:

o papel transformador do educador social na construção da cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82629

Palavras-chave:

educação não formal, educador social, projetos sociais, cidadania

Resumo

Este estudo promove uma análise das práticas sociais de educar, focando no papel do profissional atuante na educação não formal, conhecido como educador social. Realizamos uma pesquisa exploratória de abordagem hermenêutica para situar o campo de conhecimento da educação não formal, apresentado fora do currículo escolar, cujas experiências e pesquisas sobre o tema ainda são escassas. O educador social busca promover a formação da cidadania, participação solidária e ação social, sendo crucial para o desenvolvimento humano e construção de uma sociedade mais justa. As análises abordam a concepção vigente do educador social e suas interações no processo de socialização, percebendo-as como condição essencial para a liberdade cooperativa. Concluímos que a educação não formal vem ganhando relevância ao proporcionar condições para a formação da diversidade cultural, o reconhecimento do outro e o estímulo ao diálogo com as diferenças. Destaca-se sua capacidade de questionar e compartilhar alternativas frente aos desafios cotidianos, abrangendo dimensões políticas, ecológicas, éticas, estéticas, corporais, lúdicas e afetivas dos sujeitos. O educador social emerge como um agente transformador, viabilizando o desenvolvimento humano e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, plural e democrática.

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Publicado

09-07-2025

Como Citar

RICARDO DOS SANTOS PEREIRA, Angélica; CONTE, Elaine; SANTOS, Raquel Amélia dos. Narrativas da educação não formal:: o papel transformador do educador social na construção da cidadania. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82629. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82629. Acesso em: 13 jul. 2025.