Narrativas da educação não formal:
o papel transformador do educador social na construção da cidadania
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82629Palavras-chave:
educação não formal, educador social, projetos sociais, cidadaniaResumo
Este estudo promove uma análise das práticas sociais de educar, focando no papel do profissional atuante na educação não formal, conhecido como educador social. Realizamos uma pesquisa exploratória de abordagem hermenêutica para situar o campo de conhecimento da educação não formal, apresentado fora do currículo escolar, cujas experiências e pesquisas sobre o tema ainda são escassas. O educador social busca promover a formação da cidadania, participação solidária e ação social, sendo crucial para o desenvolvimento humano e construção de uma sociedade mais justa. As análises abordam a concepção vigente do educador social e suas interações no processo de socialização, percebendo-as como condição essencial para a liberdade cooperativa. Concluímos que a educação não formal vem ganhando relevância ao proporcionar condições para a formação da diversidade cultural, o reconhecimento do outro e o estímulo ao diálogo com as diferenças. Destaca-se sua capacidade de questionar e compartilhar alternativas frente aos desafios cotidianos, abrangendo dimensões políticas, ecológicas, éticas, estéticas, corporais, lúdicas e afetivas dos sujeitos. O educador social emerge como um agente transformador, viabilizando o desenvolvimento humano e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, plural e democrática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.