Práticas inovadoras no ensino superior público de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84618Palavras-chave:
inovação educacional, tecnologias digitais, prática de ensino, educação superiorResumo
Este artigo analisa as práticas inovadoras de ensino com tecnologias digitais (TD) de professores que lecionam em cursos de graduação em universidades públicas do Estado de São Paulo (ESP), Brasil. Esta pesquisa qualitativa utilizou o desenho metodológico da Grounded Theory (GT) construtivista. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário na fase inicial e uma entrevista intensiva na segunda fase. A amostra foi composta por 27 professores de cursos de graduação e pedagogia de universidades públicas do ESP. A partir da análise, foram extraídas quatro categorias conceituais: Definições sobre inovação educacional, Práticas inovadoras com TD, TD e seus usos no ensino e Mudanças nas percepções para o uso de TD no ensino. Associados a cada categoria, quatro conceitos teóricos emergiram na codificação focada: Diálogo com o Contemporâneo, Horizontalidade Participativa, Interações Genuínas e Desafios do Profissionalismo. Os resultados do estudo permitiram uma teorização substantiva sobre o ativo/protagonista/colaborativo que está no centro da inovação educacional ou das práticas inovadoras (com TD) e nas TD usadas no ensino. A pesquisa evidenciou que os professores no Brasil avançaram em práticas de ensino inovadoras com o uso de metodologias "ativas" e TD.
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