Os espaços escolares da educação infantil e no ensino fundamental:
o olhar das crianças
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90405Palavras-chave:
transição, educação infantil, ensino fundamental., rupturas, espaços escolaresResumo
Objetiva-se analisar as relações das crianças com diferentes espaços escolares, suas percepções, seus desejos e suas formas de apropriação, mais especificamente no processo de transição entre a Educação Infantil (EI) e o Ensino Fundamental (EF). Parte-se, portanto, da importância da organização, do planejamento e da utilização dos espaços educativos, considerando as especificidades da infância. A pesquisa utilizou um jogo de percurso, desenvolvido especialmente para o trabalho de campo, feito em quatro escolas de EI e duas escolas de EF. Trata-se aqui das partidas que envolveram as crianças do 1.o ano do EF. O jogo compõe-se por perguntas apresentadas para as crianças comentarem ou responderem; as partidas foram filmadas e transcritas integralmente. A partir das respostas, dos comentários e dos diálogos, foram elaboradas as seguintes categorias analíticas: memórias, afetos e pertencimento, intervenções necessárias ou realizadas nos espaços; reconhecimento dos espaços, apropriações e relação interno/externo; a escola, o meio ambiente e a relação com o território. As análises não só evidenciam que as crianças constroem uma multiplicidade de relações com o espaço, mas também revelam a importância de a escola se organizar para escutar o que pensam, sentem, sugerem, validam e criticam. Essa escuta inclui esforçar-se para diminuir as rupturas entre EI e EF em termos dos espaços e dos materiais que o constituem, com o que se qualifica o movimento de construção, implementação e avaliação das políticas de transição.
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