Infância e juventude:

temas e metodologias emergentes/insurgentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.92818

Palavras-chave:

infância, juventude, dissidência, metodologias emergentes/insurgentes

Resumo

Este texto tem por objetivo pensar desafios temáticos e metodológicos para a pesquisa nos campos dos estudos interdisciplinares da infância e da juventude, cotejando os conceitos de emergência e insurgência. Que temas têm se apresentado aos pesquisadores e que outros têm sido por eles criados e dinamizados? Que temas têm permanecido invisíveis ou invisibilizados à espera de um olhar de pesquisa? Como lidar metodologicamente com as emergências, insurgências? O que confere o caráter de insurgência numa abordagem de pesquisa? Essas perguntas expressam as marcas de uma discussão para a qual ainda nos restam muitos caminhos. Ainda assim, concordamos com a premissa de que nos lançar no desafio de trazer essas provocações no contexto da infância e da juventude requer ousadia, implicação e, acima de tudo, a disposição para ouvir – com escuta atenta, sensível e responsiva – crianças e jovens nos mais variados espaços sociais e culturais.

Downloads

Publicado

09-07-2025

Como Citar

DE AMORIM MARCELLO, Fabiana; RIBEIRO COUTO JUNIOR, Dilton; RIBES PEREIRA, Rita. Infância e juventude: : temas e metodologias emergentes/insurgentes. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.92818. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/92818. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Infância e Juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes