Infância e juventude:
temas e metodologias emergentes/insurgentes
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.92818Palavras-chave:
infância, juventude, dissidência, metodologias emergentes/insurgentesResumo
Este texto tem por objetivo pensar desafios temáticos e metodológicos para a pesquisa nos campos dos estudos interdisciplinares da infância e da juventude, cotejando os conceitos de emergência e insurgência. Que temas têm se apresentado aos pesquisadores e que outros têm sido por eles criados e dinamizados? Que temas têm permanecido invisíveis ou invisibilizados à espera de um olhar de pesquisa? Como lidar metodologicamente com as emergências, insurgências? O que confere o caráter de insurgência numa abordagem de pesquisa? Essas perguntas expressam as marcas de uma discussão para a qual ainda nos restam muitos caminhos. Ainda assim, concordamos com a premissa de que nos lançar no desafio de trazer essas provocações no contexto da infância e da juventude requer ousadia, implicação e, acima de tudo, a disposição para ouvir – com escuta atenta, sensível e responsiva – crianças e jovens nos mais variados espaços sociais e culturais.
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