Práticas educativas em educação profissional e tecnológica:

sobre conceitos e suas implicações na ação educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.85262

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, pessoal docente e não docente, práticas educativas

Resumo

Este ensaio recorre a uma sistematização bibliográfica crítica, por meio da qual dialoga com autores e obras seminais que buscam conceituar o que são práticas educativas, concepção ainda empregada de modo disperso nos estudos relacionados à educação profissional e tecnológica (EPT). Nestes termos, desenvolve-se um percurso argumentativo por meio do qual é feita uma aproximação entre alguns entendimentos acerca das práticas educativas e o que é esperado da atuação de profissionais docentes e não docentes no âmbito da educação profissional e tecnológica, seja em espaços escolares, seja em ambientes não escolares. Como principal resultado, o ensaio apresenta uma abordagem necessária sobre implicações dos conceitos sistematizados para a ação de agentes educacionais atuantes em espaços formais, não formais e informais de educação profissional e tecnológica.

Downloads

Publicado

09-07-2025

Como Citar

ALVES DOS SANTOS, Rodrigo. Práticas educativas em educação profissional e tecnológica:: sobre conceitos e suas implicações na ação educativa. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.85262. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/85262. Acesso em: 27 jul. 2025.