Práticas educativas em educação profissional e tecnológica:
sobre conceitos e suas implicações na ação educativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.85262Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, pessoal docente e não docente, práticas educativasResumo
Este ensaio recorre a uma sistematização bibliográfica crítica, por meio da qual dialoga com autores e obras seminais que buscam conceituar o que são práticas educativas, concepção ainda empregada de modo disperso nos estudos relacionados à educação profissional e tecnológica (EPT). Nestes termos, desenvolve-se um percurso argumentativo por meio do qual é feita uma aproximação entre alguns entendimentos acerca das práticas educativas e o que é esperado da atuação de profissionais docentes e não docentes no âmbito da educação profissional e tecnológica, seja em espaços escolares, seja em ambientes não escolares. Como principal resultado, o ensaio apresenta uma abordagem necessária sobre implicações dos conceitos sistematizados para a ação de agentes educacionais atuantes em espaços formais, não formais e informais de educação profissional e tecnológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.