Educação, questão social e intersetorialidade:
uma abordagem sob a perspectiva neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83356Palavras-chave:
educação, questão social, intersetorialidadeResumo
Objetivamos discutir sobre a educação na perspectiva da intersetorialidade a fim de construir uma visão abrangente entre o direito à educação e o chão histórico e conjuntural no qual ele foi e é reivindicado. Com efeito, abordamos a questão social como elemento singular nessa discussão a partir da teoria social crítica. Partindo da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico dialético, que aponta para uma análise contextualizada da realidade, considerando o processo histórico, bem como as contradições e múltiplas determinações que o permeiam, realizamos análise documental das legislações referentes à educação no Brasil, e revisão de literatura não sistemática com o propósito de problematizar a temática tendo em vista que a produção do conhecimento sobre educação, questão social e intersetorialidade é incipiente. Considerando o estudo realizado, constatamos que a tríade educação, questão social e intersetorialidade é fundamental para compreendermos que determinadas temáticas ou objetos não podem ser apreendidos de forma isolada, fragmentada e/ou parcializada. Concluímos, assim, que a perspectiva da intersetorialidade contribui para a elaboração de uma política educacional que reconheça as desigualdades sociais enquanto expressões da questão social resultantes das relações sociais de (re)produção capitalista.
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