Soledad Acosta de Samper e a genealogia de uma educação latina feminista decolonial
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83991Palavras-chave:
Soledad Acosta de Samper, decolonialidade, educação feministaResumo
Trata-se de um artigo que analisa os estritos de Soledad Acosta de Samper, especialmente, sobre a concepção de educação para as mulheres latinas no século XIX. Fundamenta-se na genealogia do feminismo decolonial e está situado no campo teórico-metodológico da história cultural, tendo como compreensão a importância da educação das mulheres para além de um paradigma dualista e binário, que reduz as mulheres do século XIX a uma educação estritamente doméstica. Soledad Acosta de Samper, uma mulher de seu tempo e, também, uma escritora e intelectual de coragem para se contrapor as imposições patriarcais desde mesmo tempo. Os resultados revelam que a autora debate a formação cientifica das mulheres e a sua inserção no mercado de trabalho, apontando para a necessidade da justiça social de gênero. A compreensão dos escritos da autora nos leva a entender que seu pensamento emerge da densa trama da decolonialidade e na interseção fronteiriça feminista.
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