Soledad Acosta de Samper e a genealogia de uma educação latina feminista decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.83991

Palavras-chave:

Soledad Acosta de Samper, decolonialidade, educação feminista

Resumo

Trata-se de um artigo que analisa os estritos de Soledad Acosta de Samper, especialmente, sobre a concepção de educação para as mulheres latinas no século XIX. Fundamenta-se na genealogia do feminismo decolonial e está situado no campo teórico-metodológico da história cultural, tendo como compreensão a importância da educação das mulheres para além de um paradigma dualista e binário, que reduz as mulheres do século XIX a uma educação estritamente doméstica. Soledad Acosta de Samper, uma mulher de seu tempo e, também, uma escritora e intelectual de coragem para se contrapor as imposições patriarcais desde mesmo tempo. Os resultados revelam que a autora debate a formação cientifica das mulheres e a sua inserção no mercado de trabalho, apontando para a necessidade da justiça social de gênero. A compreensão dos escritos da autora nos leva a entender que seu pensamento emerge da densa trama da decolonialidade e na interseção fronteiriça feminista.

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Publicado

09-07-2025

Como Citar

SANTANA DE LIMA, Adriane Raquel. Soledad Acosta de Samper e a genealogia de uma educação latina feminista decolonial. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.83991. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/83991. Acesso em: 20 jul. 2025.