Políticas de formação docente continuada:

narrativas de professoras no período pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.83085

Palavras-chave:

políticas de formação de professores, trabalho docente, desempenho profissional, ensino fundamental, professora dos anos iniciais

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo geral desvelar como as políticas de formação continuada de uma rede de ensino afetam o trabalho de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19. O estudo foi desenvolvido no contexto da pandemia de Covid-19, com professoras de uma rede municipal de ensino de uma cidade paulista. Trata-se de uma pesquisa narrativa, cujos dados foram produzidos mediante entrevistas narrativas realizadas com essas profissionais por meio do google meet, anotações no diário de campo da pesquisadora e uma reunião online com o grupo de professoras na perspectiva da discussão-reflexão. Os resultados apontam para uma falta de políticas formativas, o que tem causado tensões e inseguranças nas professoras, com desestabilização psíquica e, afetando, o trabalho docente. Ressalta-se a necessidade de políticas que mantenham um processo de formação sólida e contínua nas redes públicas de ensino.

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Publicado

09-07-2025

Como Citar

BASSI, Gisele Adriana; MENDES NACARATO, Adair. Políticas de formação docente continuada:: narrativas de professoras no período pandêmico. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.83085. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/83085. Acesso em: 27 jul. 2025.