Políticas de formação docente continuada:
narrativas de professoras no período pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83085Palavras-chave:
políticas de formação de professores, trabalho docente, desempenho profissional, ensino fundamental, professora dos anos iniciaisResumo
Este artigo traz resultados de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo geral desvelar como as políticas de formação continuada de uma rede de ensino afetam o trabalho de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19. O estudo foi desenvolvido no contexto da pandemia de Covid-19, com professoras de uma rede municipal de ensino de uma cidade paulista. Trata-se de uma pesquisa narrativa, cujos dados foram produzidos mediante entrevistas narrativas realizadas com essas profissionais por meio do google meet, anotações no diário de campo da pesquisadora e uma reunião online com o grupo de professoras na perspectiva da discussão-reflexão. Os resultados apontam para uma falta de políticas formativas, o que tem causado tensões e inseguranças nas professoras, com desestabilização psíquica e, afetando, o trabalho docente. Ressalta-se a necessidade de políticas que mantenham um processo de formação sólida e contínua nas redes públicas de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.