Educação em direitos humanos no ensino técnico integrado
uma análise de cursos do Instituto Federal de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82965Palavras-chave:
educação em direitos humanos, ensino técnico integrado, instituto federal de goiásResumo
O presente artigo busca identificar a presença da educação em direitos humanos (EDH) no âmbito do Instituto Federal de Goiás (IFG), especialmente nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, a partir da análise do plano de desenvolvimento institucional (PDI) e dos projetos pedagógicos de curso (PPC), levando em consideração o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e as Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos na educação básica e educação superior. Com esse objetivo, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa teórico-bibliográfica, para a construção do referencial teórico acerca da EDH no Brasil, a partir da qual foi possível compreender a importância dela na formação de indivíduos autônomos, conscientes do seu papel social e capazes de respeitar as individualidades. Em seguida, o artigo apresenta os resultados da pesquisa documental, que analisou o PDI e os PPCs dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG, buscando verificar a presença de elementos ligados à EDH. A partir da análise realizada foi possível constar que o IFG está alinhado institucionalmente às diretrizes nacionais da EDH, no entanto é necessário que todos os PPCs se adéquem às orientações do PDI. Além disso, as atividades que envolvem direitos humanos estão localizadas em poucas disciplinas e de maneira isolada, sendo fundamental a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão de caráter interdisciplinar que promovam a EDH de forma transversal.
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