Educação em direitos humanos no ensino técnico integrado

uma análise de cursos do Instituto Federal de Goiás

Autores

  • Celso Lucas Fernandes Oliveira Universidade Estadual de Goiás, UEG
  • Paula Renata Almeida Lima Instituto Federal de Goiás, IFG

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82965

Palavras-chave:

educação em direitos humanos, ensino técnico integrado, instituto federal de goiás

Resumo

O presente artigo busca identificar a presença da educação em direitos humanos (EDH) no âmbito do Instituto Federal de Goiás (IFG), especialmente nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, a partir da análise do plano de desenvolvimento institucional (PDI) e dos projetos pedagógicos de curso (PPC), levando em consideração o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e as Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos na educação básica e educação superior. Com esse objetivo, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa teórico-bibliográfica, para a construção do referencial teórico acerca da EDH no Brasil, a partir da qual foi possível compreender a importância dela na formação de indivíduos autônomos, conscientes do seu papel social e capazes de respeitar as individualidades. Em seguida, o artigo apresenta os resultados da pesquisa documental, que analisou o PDI e os PPCs dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG, buscando verificar a presença de elementos ligados à EDH. A partir da análise realizada foi possível constar que o IFG está alinhado institucionalmente às diretrizes nacionais da EDH, no entanto é necessário que todos os PPCs se adéquem às orientações do PDI. Além disso, as atividades que envolvem direitos humanos estão localizadas em poucas disciplinas e de maneira isolada, sendo fundamental a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão de caráter interdisciplinar que promovam a EDH de forma transversal.

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Publicado

09-07-2025

Como Citar

FERNANDES OLIVEIRA, Celso Lucas; ALMEIDA LIMA, Paula Renata. Educação em direitos humanos no ensino técnico integrado: uma análise de cursos do Instituto Federal de Goiás. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82965. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82965. Acesso em: 27 jul. 2025.