Jogo cama de gato:

possível relação com a educação física de frestas e encruzilhadas

Autores

  • Igor de Souza R. Rezende Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Marcelo Paraiso Alves Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA https://orcid.org/0000-0002-6236-3224
  • Iris Braga Aguiar de Freitas Universidade Federal Fluminense, UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82704

Palavras-chave:

Pedagogia das encruzilhadas, educação física, exu, descolonial, decolonial

Resumo

Este artigo constitui um desdobramento de uma dissertação que versa sobre a incursão da perspectiva colonial e contra colonial nas aulas de educação física escolar, por intermédio do conteúdo de danças no contexto afrodiaspórico. Realizaram-se aproximações entre as contribuições das potencialidades de Exu, com suas aplicações pedagógicas emergentes, e o contexto pedagógico da educação física escolar, especificamente por meio da aproximação com o jogo cama de gato. Com este intuito, tornou-se possível compreender algumas das significações possíveis de Exu e, como este, por meio de suas potencialidades, abala as estruturas coloniais. Exu nos chama para a busca por justiça, transgressão, insurgência e encruzilhada de saberes. Com base na exunêutica, nos dedicamos a compreender aspectos da pedagogia das encruzilhadas como uma proposição pedagógica insurgente. Assim, por meio da referida pedagogia tornou-se possível formar novas esquinas com saberes outros e dialogar com os conceitos de frestas, cruzos, mandinga e incorporação. Conceitos relevantes para se pensar Exu no contexto pedagógico da educação física escolar.

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Publicado

09-07-2025

Como Citar

DE SOUZA R. REZENDE, Igor; PARAISO ALVES, Marcelo; BRAGA AGUIAR DE FREITAS, Iris. Jogo cama de gato:: possível relação com a educação física de frestas e encruzilhadas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82704. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82704. Acesso em: 27 jul. 2025.