Jogo cama de gato:
possível relação com a educação física de frestas e encruzilhadas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82704Palavras-chave:
Pedagogia das encruzilhadas, educação física, exu, descolonial, decolonialResumo
Este artigo constitui um desdobramento de uma dissertação que versa sobre a incursão da perspectiva colonial e contra colonial nas aulas de educação física escolar, por intermédio do conteúdo de danças no contexto afrodiaspórico. Realizaram-se aproximações entre as contribuições das potencialidades de Exu, com suas aplicações pedagógicas emergentes, e o contexto pedagógico da educação física escolar, especificamente por meio da aproximação com o jogo cama de gato. Com este intuito, tornou-se possível compreender algumas das significações possíveis de Exu e, como este, por meio de suas potencialidades, abala as estruturas coloniais. Exu nos chama para a busca por justiça, transgressão, insurgência e encruzilhada de saberes. Com base na exunêutica, nos dedicamos a compreender aspectos da pedagogia das encruzilhadas como uma proposição pedagógica insurgente. Assim, por meio da referida pedagogia tornou-se possível formar novas esquinas com saberes outros e dialogar com os conceitos de frestas, cruzos, mandinga e incorporação. Conceitos relevantes para se pensar Exu no contexto pedagógico da educação física escolar.
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