A (in)visibilidade das crianças atuantes na era digital nas produções científicas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.89699Palavras-chave:
crianças., tecnologias digitais, infâncias, pesquisa acadêmicaResumo
Atualmente, diante do aumento do número crianças atuantes no universo digital, evidencia-se a necessidade de investigações para entender as implicações dessa aproximação. Pensando nisso, este estudo teve como objetivo identificar as produções científicas realizadas nos anos de 2018 a 2022 acerca da utilização das tecnologias digitais na infância. Para tanto, foi realizado um mapeamento do tipo Estado do Conhecimento nas bases de dados BDTD e OASIS e, como resultado, os eixos temáticos dos estudos encontrados dividiram-se em: 1) pesquisas para crianças – instruções, diretrizes e tipos de uso; 2) pesquisas sobre crianças – os impactos e contribuições e, por último, 3) pesquisa com crianças – sobre as experiências e relações com as tecnologias. Os resultados revelam controvérsias, pois os estudos predominantemente teóricos definem as crianças como incapazes de construir experiências positivas no digital. Por outro lado, as investigações empíricas revelam como elas contribuem, subvertem e provocam transgressões no espaço virtual.
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