Decolonialidade e interculturalidade na educação física escolar:
aprendizagens possíveis
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82544Palavras-chave:
decolonialidade, interculturalidade, educação física escolarResumo
Este ensaio teórico objetiva situar os estudos sobre interculturalidade e práticas pedagógicas decoloniais que sulearam uma pesquisa-ação participante com o sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS, que intencionou desenvolver aulas de educação física com inspiração decolonial e intercultural. Procura evidenciar as potencialidades de uma proposta/intencionalidade político-pedagógica de educação física atravessada pelos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade. As problematizações quais são os objetivos e interesses da educação? e, com relação às aprendizagens, aprender o que, como, quando? Como se constituem as (inter)faces do aprender em processos educativos? possibilitaram a compreensão de que é no movimento de diálogo com e entre as culturas e identidades heterogêneas que se faz emergir diferentes modos de ver, ouvir, sentir, participar, se envolver consigo mesmo(a) e com o(a) outro(a), produzindo um alargamento nos espaços e tempos de ensinar e de aprender, que é onde passamos a compreender que se dão as constituições das (inter)faces do aprender em processos educativos.
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