Decolonialidade e interculturalidade na educação física escolar:

aprendizagens possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82544

Palavras-chave:

decolonialidade, interculturalidade, educação física escolar

Resumo

Este ensaio teórico objetiva situar os estudos sobre interculturalidade e práticas pedagógicas decoloniais que sulearam uma pesquisa-ação participante com o sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS, que intencionou desenvolver aulas de educação física com inspiração decolonial e intercultural. Procura evidenciar as potencialidades de uma proposta/intencionalidade político-pedagógica de educação física atravessada pelos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade. As problematizações quais são os objetivos e interesses da educação? e, com relação às aprendizagens, aprender o que, como, quando? Como se constituem as (inter)faces do aprender em processos educativos? possibilitaram a compreensão de que é no movimento de diálogo com e entre as culturas e identidades heterogêneas que se faz emergir diferentes modos de ver, ouvir, sentir, participar, se envolver consigo mesmo(a) e com o(a) outro(a), produzindo um alargamento nos espaços e tempos de ensinar e de aprender, que é onde passamos a compreender que se dão as constituições das (inter)faces do aprender em processos educativos.

Biografia do Autor

Karoline Hachler Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lisandra Oliveira e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

09-07-2025

Como Citar

HACHLER RICARDO, Karoline; OLIVEIRA E SILVA, Lisandra; SCHULTZ WITTIZORECKI, Elisandro. Decolonialidade e interculturalidade na educação física escolar:: aprendizagens possíveis. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82544. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82544. Acesso em: 27 jul. 2025.