Educação midiática no combate à desinformação:

percepções e proposições de ação dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.83022

Palavras-chave:

tecnologias, desinformação, educação midiática , professores

Resumo

Este artigo discute a educação midiática no combate à desinformação. Sua relevância está em refletir sobre o modo como as tecnologias digitais de informação e comunicação se fazem presente de forma negativa em nosso cotidiano e como a educação midiática pode ser inserida e aplicada no contexto escolar. Assim, tem como objetivo situar em que termos, na percepção dos professores, a desinformação tem chegado na escola, e quais proposições têm sido desenvolvidas com vistas a combatê-las, na perspectiva de uma educação midiática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Inicialmente discutiu-se teoricamente as fake news como um fenômeno midiático presente no tempo e espaço atual de forma mais consubstancial e, em vista disso, a educação midiática como um caminho possível. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo com professores da rede básica de ensino, utilizando questionário online como instrumento de produção dos dados. Como resultados, os professores percebem as implicações pessoais, sociais e pedagógicas da chegada da fake news na escola e vislumbram ações convencionais, porém válidas, na promoção de uma educação para/com/sobre as mídias.

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Publicado

09-07-2025

Como Citar

MOURA, Késsia Mileny de Paulo; PALMEIRA, Luciana Silva; SOUSA, Samantha Morais de Oliveira. Educação midiática no combate à desinformação:: percepções e proposições de ação dos professores. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 81, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.83022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/83022. Acesso em: 27 jul. 2025.